O Baiano Fantasma (1988)

Denoy de Oliveira (Brasil)

Sem legendas

O Baiano Fantasma é um filme brasileiro de 1984, com roteiro e direção de Denoy de Oliveira. Foi produzido pela Embrafilme.

O filme leva-nos a uma jornada pelas histórias e desventuras de um nordestino paraibano que busca uma vida melhor em São Paulo, mas acaba se tornando o cobrador de uma quadrilha que vende proteção pessoal às pessoas. Durante uma cobrança um devedor tem um ataque do coração e morre, sendo que deste momento em diante a polícia tenta capturar o “Baiano Fantasma”.

Com um elenco de atores talentosos, incluindo José Dumont, somos transportados para os cortiços do centro da cidade e as favelas de São Paulo. “O Baiano Fantasma” retrata a realidade dos pequenos comerciantes descendentes de italianos, conhecidos como carcamanos, os árabes da periferia e, principalmente, os nordestinos que chegam à cidade em busca de oportunidades. O filme retrata os principais construtores do Brasil industrial paulista, os imigrantes, principalmente os nordestinos.

O enredo do filme oscila entre momentos trágicos e cômicos. Com um ritmo realista e dinâmico. O diretor Denoy de Oliveira traz um olhar autêntico sobre a vida nas ruas de São Paulo e nos leva a uma imersão nas histórias e nos personagens do filme, em uma viagem pela realidade de São Paulo nos anos 1980.

Prêmios recebidos: Festival de Gramado – Ganhou três Kikitos de Ouro, nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor ator (José Dumont). Festival de Havana – Ganhou o prêmio de melhor ator (José Dumont). II Festival de Cinema de Língua Portuguesa – Ganhou o Troféu de Ouro de Melhor Filme, realizado em Portugal. Prêmio Governador do Estado de São Paulo – Ganhou os prêmios de melhor filme, melhor ator (José Dumont), melhor ator coadjuvante (Júlio Calasso) e um prêmio especial a Rafael Carvalho.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0163540

Esta entrada foi publicada em Brasileiro e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *