O som ao redor (2012)

Kleber Mendonça Filho (Brasil)

Legendas em inglês

O som ao redor é um filme brasileiro de 2012 dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho, produzido por Emilie Lesclaux e estrelado por Irandhir Santos, Gustavo Jahn e Maeve Jinkings.

O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e lançado nacionalmente em 2013. Foi selecionado como a indicação brasileira para melhor filme em língua estrangeira no 86º Oscar, mas não foi indicado.

O enredo

O filme começa com uma série de imagens estáticas, incluindo a paisagem, uma família, uma mulher em roupas culturais, um grupo de aldeões e um jovem andando de bicicleta enquanto uma garota anda de patins. O filme se passa em Recife, Brasil, onde a protagonista, Beatriz Linhares, é uma dona de casa de classe média que vive com seu marido e seus dois filhos, Fernanda e Nelsinho. Ela é incomodada por latidos de cachorro durante a noite, então ela droga o cachorro para que ele pare de latir. Enquanto isso, João, um jovem agente imobiliário que vive em uma área próxima, encontra Sofia, que costumava viver em sua rua, e os dois acabam passando a noite juntos. Na manhã seguinte, eles descobrem que o carro de Sofia foi arrombado e o CD player foi roubado. João suspeita que seu primo, Dinho, seja o ladrão.

Enquanto isso, Clodoaldo, um homem que trabalha para uma empresa de segurança privada, aborda João e seu tio Anco, que vive na mesma área que Beatriz, com uma oferta de serviços de segurança, mas eles recusam. Mais tarde, Beatriz recebe a entrega de água e maconha de um homem e, depois que ele sai, ela se masturba ao som da máquina de lavar.

O filme se desenrola em três partes, intituladas “Cães de Guarda”, “Guardas Noturnos” e “Guarda-costas”. Os personagens lutam com questões de classe, sexualidade, traição e segurança. À medida que o filme avança, os personagens se aproximam da violência e da morte. O enredo é cheio de reviravoltas e momentos tensos que mantêm o espectador na borda do assento. “Aquarius” é uma história fascinante sobre a vida no Brasil, com uma mensagem sobre as mudanças sociais em andamento no país.

A produção

O som ao redor é o primeiro longa-metragem de ficção do diretor Kleber Mendonça Filho, que anteriormente havia dirigido o documentário Crítico. O Recife e a Zona da Mata em Pernambuco servem de cenário para o diálogo dos atores, tendo sido gravado 2010 por 6 semanas. O período de edição do filme levou dois anos para ser concluído e também um longo tempo para chegar aos cinemas brasileiros, sendo lançado nacionalmente em 2013, com distribuição da Vitrine Filmes. Escrito em 2008, o roteiro foi premiado pelo Fundo Hubert Bals, do Festival de Cinema de Rotterdam, onde o filme estreou mundialmente. O roteiro também foi premiado em licitação pela Petrobras e pelo Governo de Pernambuco


🎞️ www.imdb.com/title/tt2190367

Esta entrada foi publicada em Brasileiro e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *