Zabriskie Point (1970)

Michelangelo Antonioni (EUA)

Legendas em português

Zabriskie Point é um filme de drama americano de 1970 dirigido por Michelangelo Antonioni e estrelado por Mark Frechette, Daria Halprin e Rod Taylor. Na época, foi amplamente notado por se passar na contracultura dos Estados Unidos. Algumas das cenas do filme foram filmadas em Zabriskie Point no Death Valley.

O filme foi um fracasso comercial esmagador e foi criticado pela maioria dos críticos ao ser lançado. O filme foi listado no livro de 1978, Os Cinquenta Piores Filmes de Todos os Tempos. No entanto, sua posição crítica aumentou nas décadas seguintes. Ele alcançou, em certa medida, o status de filme cult e é notado por sua cinematografia, uso de música e direção.

Enredo

Em uma sala de uma universidade, estudantes brancos e negros discutem sobre uma greve estudantil iminente. Mark (Mark Frechette) deixa a reunião depois de dizer que está “disposto a morrer, mas não de tédio” pela causa, o que recebe críticas dos jovens radicais brancos. Após uma prisão em massa na manifestação do campus, Mark visita uma delegacia de polícia esperando pagar a fiança de seu colega de quarto. Ele é instruído a esperar, mas vai para a área de detenção, pergunta mais sobre a fiança para seu colega de quarto, é rejeitado, chama os estudantes e professores presos e é preso. Ele se identifica como Karl Marx, que um policial digita como “Carl Marx”. Depois de ser libertado da prisão, Mark e outro amigo compram armas de fogo de uma loja em Los Angeles, dizendo que precisam delas para “autodefesa” para “proteger nossas mulheres”.

Em um prédio de escritórios no centro de Los Angeles, o bem-sucedido executivo imobiliário Lee Allen (Rod Taylor) revisa um comercial de televisão para Sunny Dunes, um novo empreendimento imobiliário tipo resort no deserto. Em vez de atores ou modelos, o comercial produzido com estilo apresenta manequins vestidos casualmente e sorridentes. Na próxima cena, Allen conversa com seu associado (G.D. Spradlin) sobre o rápido crescimento da área metropolitana de Los Angeles enquanto os dois dirigem por ruas movimentadas.

Mark vai a um confronto violento entre estudantes e policiais no campus. Alguns estudantes são alvejados com gás lacrimogêneo e pelo menos um é baleado. Quando Mark se prepara para pegar uma arma em sua bota, é visto um policial de Los Angeles sendo fatalmente atingido, embora não fique claro por quem. Mark foge do campus e pega um ônibus urbano para Hawthorne, na Califórnia, onde, depois de não conseguir comprar um sanduíche com crédito em uma delicatessen operária local, ele caminha até o Aeroporto Municipal de Hawthorne, rouba um pequeno avião Cessna 210 e voa para o deserto.

Enquanto isso, Daria (Daria Halprin), “uma pós-adolescente doce e maconheira com boas intenções”, está dirigindo pelo deserto em direção a Phoenix em um carro Buick dos anos 1950 para encontrar Lee, seu chefe, que pode ou não ser também seu amante. No caminho, Daria está procurando por um homem que trabalha com crianças “emocionalmente perturbadas” de Los Angeles. Ela encontra os jovens garotos perto de um bar na estrada no deserto de Mojave, mas eles zombam, provocam e agarram-na, ousadamente pedindo “um pedaço de bunda”, ao que ela responde: “Tem certeza de que saberiam o que fazer com isso?”

Daria foge em seu carro. Enquanto enchia o radiador com água, ela é observada do ar por Mark, que voa baixo sobre seu carro a uma altura de apenas 15 pés enquanto ela está deitada de bruços na areia. Ele joga uma camiseta pela janela do avião para que ela pegue. Daria passa de chateada para curiosa e sorridente durante essa sequência. Eles se encontram mais tarde na cabana de um velho no deserto, onde Mark pede carona para que possa comprar gasolina para o avião. Os dois então caminham até Zabriskie Point, onde fazem amor. Enquanto começam, outras pessoas jovens e nuas não identificadas são mostradas jogando sexualmente no chão, seus jogos selvagens levantando espessas nuvens de poeira branca do chão do deserto. Mais tarde, um policial rodoviário da Califórnia questiona Daria de maneira suspeita. Escondido atrás de um banheiro portátil para turistas, Mark mira no policial, mas Daria se coloca entre os dois para bloqueá-lo, aparentemente salvando a vida do policial antes que ele vá embora. Daria pergunta a Mark se ele foi o responsável por matar o policial em Los Angeles. Ele afirma que queria fazê-lo, mas outra pessoa atirou no oficial primeiro e que ele “não conseguiu dar um tiro”. Ao voltar para o avião roubado, eles o pintam com slogans politicamente carregados e cores psicodélicas. Daria implora a Mark para viajar com ela e deixar o avião, mas Mark está determinado a retornar e assumir os riscos que isso envolve. Ele voa de volta para Los Angeles e pousa o avião no aeroporto de Hawthorne. A polícia (junto com alguns repórteres de rádio e televisão) está esperando por ele, e carros de patrulha perseguem o avião pela pista. Em vez de parar, Mark tenta virar o avião atravessando a grama e é morto a tiros por um dos policiais. Daria fica sabendo da morte de Mark no rádio do carro. Ela dirige para a luxuosa casa no deserto de Lee, “um Berchtesgaden no deserto” definido em uma rocha perto de Phoenix, Arizona, onde vê três mulheres abastadas tomando sol e conversando perto da piscina. Ela lamenta a morte de Mark se encharcando na cachoeira arquitetônica da casa. Lee está profundamente envolvido em uma reunião de negócios relacionada ao complexo e financeiramente arriscado desenvolvimento Sunny Dunes. Fazendo uma pausa, ele vê Daria na casa e a cumprimenta felizmente. Ela desce sozinha e encontra o quarto de hóspedes que foi preparado para ela, mas depois de abrir brevemente a porta, a fecha novamente.

Vendo uma jovem empregada nativa americana no corredor, Daria sai silenciosamente. Ela dirige embora, mas para para sair do carro e olhar para trás na casa, sua própria imaginação vendo-a repetidamente explodir em nuvens de chamas laranjas e objetos domésticos.


🎞️ Link IMDb

Esta entrada foi publicada em Norte-americano e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *