Trechos de filmes

Metropolis
Na fábrica (6’51”)

A cena da fábrica em Metropolis (1927), filme épico alemão de ficção científica e drama expressionista de 1927, dirigido por Fritz Lang, considerado uma obra pioneira do gênero de ficção científica no cinema, sendo um dos primeiros filmes de longa-metragem do gênero.

Metropolis – Na fábrica

Alexandre Nevsky
A batalha no gelo (27’15”)

Filme soviético dirigido por Sergei Eisenstein em 1938. Ele retrata a tentativa de invasão de Novgorod no século XIII pelos Cavaleiros Teutônicos do Sacro Império Romano e sua derrota. Foi o primeiro dos filmes de Eisenstein a utilizar som. A trilha sonora de Alexandre Nevsky (Александр Невский) foi composta por Sergei Prokofiev, que posteriormente reestruturou a trilha em uma cantata de concerto. A criação da trilha sonora foi uma colaboração completa, algumas cenas do filme foram filmadas com base na música de Prokofiev, e parte da música de Prokofiev foi composta com base nas imagens de Eisenstein.

Alexandre Nevsky – A batalha no gelo

Quando fala o coração
Sequência do sonho (2’44”)

Filme americano de suspense psicológico e mistério de 1945, Quando fala o coração (Spellbound) foi dirigido por Alfred Hitchcock. Houve grande controvérsia entre Alfred Hitchcock e o produtor David Selznick, que queria que Hitchcock fizesse um filme baseado em sua própria experiência com a psicanálise e trouxe sua terapeuta, May Romm, creditada no filme como consultora técnica. A Dra. Romm e Hitchcock entraram em conflito frequentemente. Mais controvérsia surgiu com a contratação de Salvador Dalí para conceber cenas da sequência de sonho-chave do filme. Porém, a sequência concebida e projetada por Dalí e Hitchcock (aqui apresentada), mostrou-se muito longa e complicada, com a maioria do que foi filmado cortada na edição. A sequência do sonho ficou com cerca de dois minutos na versão final, mas Ingrid Bergman afirmou que a sequência tinha quase 20 minutos de duração antes de ser cortada por Selznick.

Quando fala o coração – Sequência do sonho

O ébrio
Vicente Celestino canta
(4’57”)

Filme brasileiro de 1946, O ébrio é dirigido por Gilda de Abreu e escrito por ela e seu marido Vicente Celestino, que protagoniza o filme. Inspirado na canção de mesmo nome de Celestino, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Restaurado em 1996, conta com vários números musicais de Vicente Celestino e Ademilde Fonseca. O famoso clipe de “O ébrio” é cantado num bar nas cenas finais do filme.

O ébrio – Vicente Celestino canta

A marca da maldade
Sequência de abertura (1’28”)

Famosa cena em plano-sequência de A marca da maldade (Touch of Evil), filme de Orson Welles, 1958. Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

A marca da maldade – Sequência de abertura

Por uns dólares a mais
Tiroteio na igreja
(5’08”)

Coprodução Itália/Espanha, Por uns dólares a mais (Per qualche dollaro in più) é um filme de “faroeste spaghetti” de 1965 dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Gian Maria Volontè. Alex Cox considerou esta cena como “as mortes mais terríveis” de qualquer faroeste, descrevendo Indio, interpretado por Volontè, como “o vilão de faroeste mais diabólico de todos os tempos”.


Sanjuro
O confronto final dos samurais
(1’51”)

Sanjuro é um filme japonês em preto e branco de 1962, dirigido por Akira Kurosawa e estrelado por Toshiro Mifune. É uma sequência do filme Yojimbo, também dirigido por Kurosawa, lançado em 1961. A fonte de sangue jorrando nesta cena tornou-se icônica quase imediatamente, e depois disso, não era mais possível lançar um filme de samurai sem jorros de sangue falso em todos os lugares.

Sanjuro – O confronto final dos samurais

O encouraçado Potemkin
Cena da escadaria
(11’30”)

Em meio à Revolução Russa de 1905, a tripulação do navio de guerra Potemkin se rebelou contra o regime brutal e tirânico dos oficiais do navio, e a posterior manifestação de rua em Odessa provocou um massacre policial. Este trecho do filme O encouraçado Potemkin (Броненóсец Потёмкин), filmado por Serguei Eisenstein em 1925, apresenta a cena nas escadas de Odessa, pessoas fugindo ou caindo, um carrinho de bebê rolando escada abaixo, uma mulher baleada no rosto, vidros quebrados e as botas altas dos soldados movendo-se em uníssono.

O encouraçado Potemkin – Cena da escadaria de Odessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *