Dezessete instantes de uma primavera (1973)

Tatiana Lióznova (União Soviética)

Dezessete instantes de uma primavera (Seventeen Moments of Spring em inglês, ou Семнадцать мгновений весны em russo) é uma série de televisão soviética de 1973. Foi filmada nos Estúdios de Cinema Gorki, em Moscou, dirigida por Tatiana Lióznova, baseada no livro homônimo do escritor Yulián Semiónov. A série possui doze episódios de 70 minutos cada, que foram exibidos pelo Primeiro Programa da Televisão Central Soviética.

A série retrata a vida do espião soviético Maksim Isáiev, que está operando na Alemanha Nazista sob o nome de Max Otto von Stirlitz, interpretado pelo ator Viacheslav Tíjonov. Outros papéis importantes são interpretados por Leonid Bronevói, Oleg Tabakov, Yuri Vízbor, Yevgueni Yevstignéyev, Rostislav Plyatt, Vasili Lanovói e Mijaíl Zharkovski. Em 2009, foi lançada uma versão remasterizada em cores.

Episódio 1:

Episódio 2:

Episódio 3:

Episódio 4:

Episódio 5:

Episódio 6:

Episódio 7:

Episódio 8:

Episódio 9:

Episódio 10:

Episódio 11:

Episódio 12:

Legendas disponíveis em inglês e espanhol

O enredo

O enredo da série é baseado nas tentativas (finalmente bem-sucedidas) de Stirlitz em frustrar as negociações entre o General das SS Karl Wolff, em nome de Walter Schellenberg e Heinrich Himmler, e o operador de inteligência americano Allen Dulles em Berna, Suíça, durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Dulles, que na série age sem a autorização do Presidente, está interessado em alcançar um acordo de paz com a Alemanha Nazista que deixaria muitas instituições nazistas em posição de impedir o avanço do bolchevismo na Europa Ocidental. As negociações são realizadas em segredo e às escondidas de Hitler e, o que preocupa Stirlitz, da União Soviética.

A posição de Stirlitz é agravada pelo fato de que desde o início da série, o Obergruppenführer Ernst Kaltenbrunner instrui o chefe da Gestapo Heinrich Müller a investigar Stirlitz, já que desconfiava das conexões de Stirlitz na tentativa fracassada de destruição de Cracóvia, nos atrasos nos programas de pesquisa atômica alemães e em sua devoção e lealdade excessivamente afetadas a Hitler, especialmente quando outros oficiais alemães começaram a murmurar em particular sobre o curso da guerra. Enquanto Müller (Bronevói) inicialmente não dá muita atenção às suspeitas de seu chefe, logo começa a ter dúvidas, tornando-se finalmente o arqui-inimigo de Stirlitz.

Quase no final da série, Stirlitz informa sobre as conversas secretas que levaram Ernst Kaltenbrunner e Martin Bormann a mandar Karl Wolff voltar para Berlim e prendê-lo ao pousar. No entanto, Wolff é salvo no último minuto quando Schellenberg intervém explicando que seu plano de negociação era uma “desinformação magistral dos soviéticos com a intenção de romper a confiança entre as forças aliadas”.

Contexto histórico

As negociações entre Dulles e Wolff ocorreram em 8 de março de 1945, na verdade, sob o nome de Operação Sunrise para os americanos ou Operação Crossword para os britânicos (na série “Sunrise Crossword”), e as autoridades soviéticas foram informadas por seus agentes. Um deles era Kim Philby.2 Outro agente do Serviço de Inteligência Militar Soviético, descrito por Allen Dulles como “uma magnífica fonte que recebe informações de primeira classe da Alemanha”, era Rudolph Rassler, que trabalhava na Suíça durante as negociações secretas.3

Ao criar a figura de Isaev-Stirlitz, Yulian Semyonov trabalhou com as biografias de oficiais de inteligência soviéticos bem conhecidos: Lev Manevich, Nikolai Kuznetsov e Sandor Rado. No entanto, nenhum deles foi o protótipo do protagonista da série. Stirlitz é a imagem coletiva em que o autor incorporou todas as melhores características do espião.4

Às vezes, fala-se de Stirlitz como o James Bond soviético, embora a comparação não seja completamente válida. Embora a série contenha alguns elementos incríveis (um russo se passando por alemão por vinte anos) e embora possa ter desempenhado o mesmo papel ideológico que James Bond no Ocidente, Diecisiete instantes de una primavera é baseada, ainda que vagamente, em fatos históricos. Além disso, a série oferece uma versão muito mais realista do espionagem externa do que os filmes de James Bond, com Stirlitz abrindo caminho nas lutas entre as SD e as SS, procurando cautelosamente contatos amigáveis e desenvolvendo alibis cuidadosamente para suas atividades encobertas e raramente usando força ou dispositivos. Também deve-se destacar que nenhum dos nazistas dá a impressão de ser a encarnação do mal: enquanto a série lembra ao espectador o horror dos campos de concentração nazistas com o uso de algumas filmagens originais, nada parece conectá-la com Heinrich Müller ou outros adversários de Stirlitz. Isso é diferente dos filmes de Bond, onde os generais e líderes russos são estereotipicamente brutos bebedores de vodka, gênios calculistas do mal ou pessoas egoístas planejando golpes para conseguir dinheiro.

A música da série foi escrita pelo compositor de origem armênia Mikael Tariverdiev. O tema principal, intitulado Mgnovenia (“Instantes”) e composto por esse compositor, foi interpretado por Iosif Kobzon. O autor das letras das músicas é o poeta Robert Rozhdestvensky.

A série foi muito popular na União Soviética e originou muitas frases populares, bem como todo um gênero de piadas. A série é frequentemente transmitida na televisão russa. Foram estabelecidos planos para construir um monumento a Stirlitz na cidade de Gorojovéts, seu local de nascimento na série. Diz-se que “para as gerações mais velhas, a série é pouco mais do que um relatório detalhado de um evento real, uma maneira de dar uma olhada nos bastidores de uma guerra dolorosa para lembrar”. “Mas para as pessoas mais jovens, que cresceram com as transmissões anuais (costumava ser transmitida em sessões de doze dias seguidos), ela se tornou mais famosa por suas extravagâncias e planos surrealistas do que por seu valor cinematográfico”. “Mas a fama mais duradoura de Dezessete Momentos da Primavera é a legião de anedotas sobre Stirlitz, Isáiev e Tíjonov que entraram nos anais permanentes do folclore russo”.

Uma série de televisão polonesa com uma temática similar, Stawka większa niż życie (com o Capitão Kloss como personagem análogo a Stirlitz), foi realizada entre 1967 e 1968.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0069628

Esta entrada foi publicada em Russo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *