O Morro dos Ventos Uivantes (1939)

William Wyler (EUA)

Legendas em português

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) é um filme de drama romântico americano de época de 1939, dirigido por William Wyler, produzido por Samuel Goldwyn, estrelado por Merle Oberon, Laurence Olivier e David Niven, e baseado no romance de mesmo nome, de 1847, de autoria de Emily Brontë. O filme retrata apenas 16 dos 34 capítulos do romance, eliminando a segunda geração de personagens. O romance foi adaptado para a tela por Charles MacArthur, Ben Hecht e John Huston (não creditado). O elenco de apoio apresenta Flora Robson e Geraldine Fitzgerald.

Foi filmado principalmente em Thousand Oaks, Califórnia, com cenas filmadas no Wildwood Regional Park e no atual local da California Lutheran University.

O filme venceu o Prêmio de Melhor Filme dos Críticos de Cinema de Nova York de 1939. Recebeu indicações para oito prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. O Prêmio da Academia de 1940 de Melhor Fotografia, categoria preto e branco, foi concedido a Gregg Toland por seu trabalho. Indicado para a trilha sonora original (mas perdendo para O Mágico de Oz) foi o prolífico compositor de filmes Alfred Newman, cujo comovente “Tema de Cathy” faz muito para “manter sua vida como uma obra-prima do cinema romântico”.

Em 2007, O Morro dos Ventos Uivantes foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso por ser “cultural, histórica ou esteticamente significativo”.

Enredo

Um viajante chamado Lockwood fica preso na neve e se hospeda na propriedade de Wuthering Heights, apesar do comportamento frio de seu anfitrião Heathcliff. Naquela noite, depois de ser mostrado para um quarto no andar de cima que antes era uma câmara nupcial, Lockwood é acordado por uma corrente de ar frio e encontra a veneziana da janela batendo para frente e para trás. Justo quando ele está prestes a fechá-la, ele sente uma mão gelada agarrando a sua e ouve uma mulher chamando lá fora: “Heathcliff, deixe-me entrar! Estou perdida nos pântanos. É a Cathy!” Lockwood chama Heathcliff e conta o que viu, quando o enfurecido Heathcliff o joga para fora do quarto. Uma vez que Lockwood se foi, Heathcliff chama freneticamente por Cathy e corre pelas escadas e para a tempestade de neve. Ellen, a governanta, conta ao espantado Lockwood que ele viu o fantasma de Cathy Earnshaw, o único grande amor de Heathcliff, que morreu anos atrás. Quando Lockwood diz que não acredita em fantasmas, Ellen diz que ele pode acreditar se ela contar a história de Cathy, e ele pede a ela para fazê-lo, intrigado.

Quando menino, Heathcliff é encontrado nas ruas de Liverpool pelo Sr. Earnshaw, que o traz para casa para morar com seus dois filhos, Cathy e Hindley. No início relutante, Cathy eventualmente recebe Heathcliff e eles se tornam muito próximos, mas Hindley o trata como um excluído, especialmente depois que o Sr. Earnshaw morre. Cerca de dez anos depois, o agora adulto Heathcliff e Cathy se apaixonaram e estão se encontrando secretamente em Penistone Crags nos pântanos. Hindley se tornou dissoluto e tirânico em relação a Cathy e aos criados, e força Heathcliff a ser um cavalariço por ódio a ele.

Uma noite, enquanto Cathy e Heathcliff estão juntos, eles ouvem música e percebem que seus vizinhos, a família Linton, estão tendo uma festa. O par se esgueira para dentro da propriedade dos Lintons escalando sobre o muro do jardim, mas os cães são alertados e os atacam. Um dos cães morde Cathy, e ela sofre uma grave lesão na perna. Heathcliff é obrigado a deixar Cathy aos cuidados dos Lintons. Enraivecido que a riqueza e o glamour dos Lintons pudessem ter tanto fascínio sobre Cathy, ele culpa a família por sua lesão e os amaldiçoa a todos.

Cathy se recupera completamente enquanto fica por meses com os Linton e, em seguida, volta para casa. Edgar Linton se apaixona por Cathy e logo propõe casamento; depois que Edgar a leva de volta para Wuthering Heights, ela conta a Ellen o que aconteceu. Ellen lembra sobre Heathcliff, mas Cathy diz de forma despreocupada que seria degradante se casar com ele. Heathcliff ouve a conversa e sai antes de ouvir Cathy perceber em voz alta que ela pertence a ele, não a Edgar, apesar da diferença de classe. Quando ela descobre que Heathcliff ouviu, corre atrás dele pelos charcos durante uma tempestade furiosa. Edgar a encontra fria e doente. Ele convoca o médico local, Kenneth, que a cuida e a cura. Logo após sua recuperação, Cathy e Edgar se casam.

Heathcliff desaparece, mas retorna anos depois, agora rico e elegante. Ele refinou sua aparência e maneiras para impressionar Cathy e secretamente compra Wuthering Heights de Hindley, cujo jogo e consumo excessivo de bebida o levaram à ruína financeira. Cathy fica com Edgar apesar do retorno de Heathcliff e nega seu amor por ele; para prejudicar Cathy, Heathcliff começa a cortejar a ingênua irmã de Edgar, Isabella. Apesar da forte objeção de Cathy a Isabella e Heathcliff, os dois eventualmente se casam. Uma Cathy desolada logo adoece gravemente. Heathcliff corre para seu lado, contra os desejos de uma Isabella agora desiludida e amarga. Cathy finalmente diz a Heathcliff que o ama apenas a ele, e eles se reconciliam, perdoando um ao outro. A pedido de Cathy, Heathcliff a leva até a janela para que ela possa ver os charcos pela última vez antes de morrer nos braços de Heathcliff. Heathcliff pede a Cathy que o assombre até o dia em que ele morrer.

Quando Ellen termina sua história, o Dr. Kenneth chega e conta a Ellen e Lockwood que viu Heathcliff nos charcos com uma mulher, mas só encontrou o cadáver de Heathcliff sozinho na neve. Ellen percebe que ele viu os fantasmas de Heathcliff e Cathy, que agora assombram Penistone Crags juntos.

Seções do romance omitidas no filme

O filme encurtou significativamente a trama do romance. Originalmente, o livro foi dividido em dois volumes, o primeiro envolvendo Cathy e Heathcliff, e o segundo, mais tarde, envolvendo as interações de Heathcliff com a filha de Cathy, também chamada Catherine, o filho de Heathcliff com Isabella, Linton, e o filho de Hindley, Hareton. No filme, o segundo volume e, portanto, as histórias das crianças são omitidas.

Como o filme corta essa grande quantidade, alguns dos personagens são deslocados ou omitidos. Por exemplo, o início e o fim do presente no filme fornecem um quadro para o flashback tanto no filme quanto no livro; mas no filme, Isabella ainda é a suposta amante da casa, enquanto no livro o tempo avançou até o ponto em que a jovem Catherine é a residente feminina principal. Em geral, o aparente contato de Heathcliff com o espírito de Cathy e sua subsequente morte são preservados como o final do filme, embora ocorra mais cedo no tempo e de uma maneira um pouco diferente.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0032145

Esta entrada foi publicada em Norte-americano e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *