Um domingo maravilhoso (1947)

Akira Kurosawa (Japão)

Legendas disponíveis em português

Um domingo maravilhoso (em japonês, 素晴らしき日曜日, Subarashiki Nichiyōbi) é um filme japonês de 1947, co-escrito e dirigido por Akira Kurosawa. Foi feito durante a ocupação aliada do Japão e mostra alguns dos desafios da vida no início do pós-guerra em Tóquio. O filme é notável no cânone de Kurosawa como o único shomin-geki (shomin-geki, literalmente “drama do povo comum”, é uma palavra pseudo-japonesa inventada por estudiosos ocidentais de cinema que descreve um gênero de filmes realistas japoneses que se concentram na vida cotidiana de pessoas comuns) do diretor.

O enredo

Yuzo e sua noiva, Masako, se encontram em Tóquio em um domingo para seu encontro semanal. Eles estão determinados a ter um bom dia, mesmo que só tenham trinta e cinco ienes entre eles, mas isso é mais fácil dizer do que fazer: eles ouvem falar de um apartamento que esperam alugar para que possam morar juntos, mas descobrem que é muito caro. Yuzo joga beisebol com um grupo de crianças, mas danifica acidentalmente uma loja de manjū (um tipo de doce cozido no vapor muito popular no Japão, geralmente recheados com pasta de feijão).

Eles visitam um clube de propriedade de alguém que Yuzo conheceu no exército, mas não conseguem entrar porque o gerente se recusa a acreditar que alguém vestido tão desleixadamente quanto Yuzo realmente conhece o proprietário. Eles vão ao zoológico, mas começa a chover e eles não têm guarda-chuva, então tentam assistir a uma apresentação da Sinfonia Inacabada de Schubert, apenas para descobrir que os cambistas já compraram todos os ingressos baratos para vendê-los com um lucro.

Os azarados amantes voltam para o apartamento que Yuzo está dividindo com um amigo (que estará fora até a noite), mas Masako sai depois que Yuzo tenta forçar-se sobre ela com raiva; esquecendo a bolsa, eles se reconciliam quando ela volta para buscá-la. A chuva para, e eles vão a um café, onde são cobrados por dois cafés au lait, que são duas vezes mais caros do que o café que eles pensavam ter pedido. Yuzo dá seu casaco ao restaurante como garantia, prometendo pagar o resto da conta quando puder.

O espírito de Yuzo começa a se levantar quando ele e Masako falam sobre seu sonho de abrir um “café para as massas” com boa comida e bebida a preços razoáveis; eles até atuam dirigindo sua loja em um terreno vazio que passam. Yuzo então leva Masako a um anfiteatro ao ar livre vazio, onde ele pantomima conduzindo uma performance da Sinfonia Inacabada que eles não conseguiram ver mais cedo no dia. Depois disso, eles se separam até o próximo domingo.

Um domingo maravilhoso é visto como uma variação do gênero shomin-geki. Na cena climática em que a personagem Masako se vira para a câmera com os olhos úmidos e pede seriamente à audiência que aplauda para que Yuzo e ela possam ouvir a música que estão imaginando, Akira Kurosawa disse que queria “transformar a audiência em participantes reais do enredo”. Embora as audiências japonesas tenham permanecido imóveis durante a cena, criando um “espaço vazio e estranho” onde Kurosawa pretendia envolvimento, o diretor mais tarde ficou feliz em constatar que as audiências de Paris aplaudiram com entusiasmo.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0039871

Esta entrada foi publicada em Japonês e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *