Segunda-feira ao sol (2002)

Fernando León de Aranoa (Espanha)

Legendas disponíveis em português

Segunda-feira ao sol (em espanhol, Los lunes al sol; em galego, Os luns ó sol) é um filme de 2002 dirigido por Fernando León de Aranoa, estrelado por Javier Bardem, Luis Tosar e José Ángel Egido. O filme retrata os efeitos degradantes do desemprego em um grupo de homens que ficaram sem emprego após o fechamento dos estaleiros em Vigo, na Galícia.

A trama gira em torno de Santa, José, Lino, Amador, Serguei e Reina, ex-trabalhadores de um estaleiro no norte da Espanha, na Galícia, que se mantêm em contato após o fechamento da fábrica. Eles se encontram principalmente em um bar de propriedade de Rico, seu antigo colega. Santa é o mais confiante superficialmente e o líder não oficial do grupo que sonha em ir para a Austrália um dia. Ele tem um caso na justiça que envolve um poste de luz que ele destruiu durante um protesto contra o fechamento do estaleiro e que ele afirma não querer pagar, não por causa do custo financeiro, mas pelo que ele representa. José é amargurado porque sua esposa, Ana, está empregada enquanto ele não está. A distância entre eles está aumentando e ele teme que ela o deixe por um colega de trabalho.

Apesar de suas pernas artríticas, Ana suporta turnos noturnos em uma fábrica de peixes e acha que sua aparência se perdeu. Nem todos parecem concordar, incluindo seu chefe. Lino, um homem de família envelhecido, persegue obstinadamente cargos além de suas qualificações. O membro mais velho do grupo, Amador, degenerou em alcoolismo depois de ser abandonado por sua esposa; mantendo uma pretensão cada vez mais transparente de que sua esposa voltará de férias em breve.

Reina conseguiu encontrar um emprego como vigia em um clube de futebol, contrabandeando seus amigos para assistir a um jogo. Lino comparece a entrevistas de emprego apesar de os outros candidatos terem a idade de seu filho. Este grupo de amigos é observado por Nata, a filha adolescente do proprietário do imóvel que franqueia seu trabalho de babá para Santa. Enquanto cuida das crianças, Santa convida seus amigos para tomar algumas cervejas do lado de fora, onde Serguei afirma que sua carreira como astronauta foi interrompida por medidas econômicas no programa espacial soviético.

Em uma noite no bar, Amador bebe demais e precisa ser ajudado por Santa para voltar para casa. Os dois compartilham uma longa e significativa conversa no caminho de volta. Como resultado de seu estado de embriaguez e da amizade recém-estreitada, Amador, que nunca permitiu que nenhum do grupo entrasse em seu apartamento no quarto andar, deixa Santa entrar para ajudá-lo a subir as escadas. Depois de colocar Amador na cama, Santa vai lavar alguns copos e descobre que não há água corrente, levando-o a explorar o apartamento, que ele vê que está em ruínas e em um estado quase tão ruim quanto se estivesse morando na rua.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0319769

Esta entrada foi publicada em Espanhol e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *