Um instante de inocência (1996)

Mohsen Makhmalbal (Irã)

Legendas disponíveis em inglês

Um instante de inocência (em farsi, نون و گلدون) é um filme de 1996 com roteiro e direção do persa Mohsen Makhmalbaff.

Durante o regime do Xá, o jovem guerrilheiro Mohsen Makhmalbaf e uma companheira atacam um policial para desarmá-lo, mas o confronto termina com Makhmalbaf e o policial feridos e a companheira desaparecida. Duas décadas depois, já consagrado como diretor de cinema, Makhmalbaf é procurado pelo ex-policial, que deseja atuar em um filme sobre o episódio ocorrido anos antes. Makhmalbaf decide recriar a cena do ataque e para isso escolhe um jovem ator para interpretar a si mesmo na época.

Com câmeras em mãos, cada um segue sua própria versão dos acontecimentos, mas o jovem ator se recusa a usar a violência, enquanto o policial descobre um segredo surpreendente sobre a companheira de Makhmalbaf que o faz repensar o passado. Emocionante e sensível, o filme expõe as marcas deixadas pela política e pelo amor perdido no coração dos personagens.

Embora o filme tenha sido proibido no Irã, os críticos ocidentais foram muito positivos em relação ao filme. Mike D’Angelo chamou A Moment of Innocence de “um híbrido vertiginoso de autobiografia, documentário e mitologia”.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0117214

Esta entrada foi publicada em Outros e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *