Desmundo (2003)

Alain Fresnot (Brasil)

Sem legendas

Desmundo é um filme brasileiro de 2002 dirigido por Alain Fresnot, baseado no livro de Ana Miranda de mesmo título. O filme se passa em 1570, período em que órfãs portuguesas eram enviadas para se casar com os filhos dos colonos no Brasil. Isso era feito para evitar que os portugueses tivessem filhos com povos indígenas e negros, com o objetivo de manter o casamento cristão e uma linhagem “pura”. O filme segue Oribela (Simone Spoladore) quando ela é enviada de Portugal para o Brasil para se casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado).

Para ser mais fiel ao período retratado em Desmundo, Fresnot — além de utilizar vestuário, móveis e figurinos da época — decidiu que os personagens falariam em português arcaico. Ele disse que foi uma “decisão muito difícil”, mas sentiu que seria superficial usar a linguagem coloquial em um filme histórico. Assim, o filme tem legendas em português contemporâneo. As filmagens aconteceram em Ubatuba, São Paulo.

No 35º Festival de Brasília, Desmundo ganhou Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (Berta Zemel). Venceu Melhor Direção de Arte (Adrian Cooper e Chico Andrade), Melhor Figurino (Marjorie Guelle) e Melhor Maquiagem (Vavá Torres) no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0293086

Esta entrada foi publicada em Brasileiro e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *