Jiří Menzel (Tchecoslováquia)
Legendas em português
Trens estreitamente vigiados (em tcheco, Ostře sledované vlaky) é um filme tchecoslovaco de 1966 dirigido por Jiří Menzel e é um dos produtos mais conhecidos da Nova Onda Tchecoslovaca. Foi lançado no Reino Unido como Closely Observed Trains. É uma história de amadurecimento sobre um jovem que trabalha em uma estação de trem na Tchecoslováquia ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado em um romance de 1965 de Bohumil Hrabal. Foi produzido pelos Estúdios Barrandov e filmado em locações na Boêmia Central. Lançado fora da Tchecoslováquia em 1967, venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na 40ª cerimônia do Oscar em 1968.
O enredo
O jovem Miloš Hrma, que fala com orgulho deslocado de sua família de desajustados e fingidores, é contratado como um novo despachante de trem em uma pequena estação ferroviária perto do final da Segunda Guerra Mundial e da ocupação alemã da Tchecoslováquia. Ele se admira em seu novo uniforme e aguarda, assim como seu pai aposentado precocemente, evitar trabalho real. O muitas vezes pomposo chefe de estação é um entusiasta criador de pombos com uma esposa gentil, mas é invejoso do sucesso de Hubička, o despachante de trens, com as mulheres. O idílio da estação de trem é periodicamente perturbado pela chegada do conselheiro Zedníček, um colaborador nazista que fala propaganda para a equipe, embora não influencie ninguém com ela.
Miloš está em um relacionamento florescente com a bela jovem condutora Máša. O experiente Hubička pressiona por detalhes e percebe que Miloš ainda é virgem. A seu pedido, Máša passa a noite com Miloš, mas em sua excitabilidade juvenil ele ejacula prematuramente e não consegue se apresentar sexualmente. No dia seguinte, desesperado, ele tenta se suicidar, mas é salvo. Um jovem médico no hospital explica a Miloš que a ejaculação precoce é normal em sua idade, recomendando que Miloš “pense em outra coisa”, como futebol, e procure uma mulher experiente para ajudá-lo em sua primeira experiência sexual.
Durante o turno da noite, Hubička flerta com a jovem telegrafista, Zdenička, e imprime suas coxas e nádegas com os carimbos de borracha do escritório. Sua mãe vê os carimbos e reclama aos superiores de Hubička.
Os alemães e seus colaboradores estão tensos, já que seus trens e trilhos estão sendo atacados por partidários. Uma agente glamorosa da resistência, codinome Viktoria Freie, entrega uma bomba-relógio a Hubička para ser usada na explosão de um grande trem de munições. A pedido de Hubička, a “experiente” Viktoria também ajuda Miloš a resolver seu problema sexual.
No dia seguinte, no momento crucial em que o trem de munições está se aproximando da estação, Hubička se envolve em uma audiência disciplinar ridícula, supervisionada por Zedníček, por ter carimbado as nádegas de Zdenička. No lugar de Hubička, Miloš, liberado de sua antiga passividade por sua experiência com Viktoria, pega a bomba-relógio e a joga no trem de uma passarela de semáforo, que se estende transversalmente acima dos trilhos. Um metralhador no trem, avistando Miloš, o pulveriza com balas e seu corpo cai no trem.
Zedníček encerra a audiência disciplinar dispensando o povo tcheco como “nada além de hienas risonhas” (uma frase realmente empregada pelo alto oficial nazista Reinhard Heydrich). O chefe da estação está desanimado porque o escândalo com Hubička e Zdenička parece ter frustrado sua ambição de ser promovido a inspetor. Então, uma enorme série de explosões ocorre logo depois de uma curva na pista, quando o trem é destruído pela bomba. Hubička, sem saber o que aconteceu com Miloš, ri expressando sua alegria com esse golpe aos ocupantes nazistas. Máša, que estava esperando falar com Miloš, pega seu boné de uniforme, que acabou soprado pelo vento forte da explosão até seus pés.
A produção
O filme é baseado em um romance de 1965 com o mesmo nome, do renomado autor checo Bohumil Hrabal, cuja obra Jiří Menzel já havia adaptado para fazer A Morte do Sr. Balthazar, seu segmento do filme de antologia de histórias de Hrabal, Pérolas do Fundo do Mar (1965). Os Estúdios Barrandov ofereceram inicialmente este projeto aos diretores mais experientes Evald Schorm e Věra Chytilová (Trens estreitamente vigiados foi o primeiro longa-metragem dirigido por Menzel), mas nenhum deles viu uma maneira de adaptar o livro para o cinema. Menzel e Hrabal trabalharam juntos de perto no roteiro, fazendo várias modificações no romance.
A primeira escolha de Menzel para o papel principal de Miloš foi Vladimír Pucholt, mas ele estava ocupado filmando “Svatba jako řemen” de Jiří Krejčík. Menzel considerou interpretar o papel ele mesmo, mas concluiu que, aos quase 28 anos, ele era muito velho. Quinze atores não profissionais foram então testados antes que a esposa de Ladislav Fikar (um poeta e editor) sugerisse o cantor pop Václav Neckář. Menzel relatou que ele próprio assumiu o papel de cameo do médico no último minuto, depois que o ator originalmente escalado não apareceu para as filmagens. As filmagens começaram no final de fevereiro e duraram até o final de abril de 1966. Locais foram usados dentro e ao redor do prédio da estação em Loděnice.