O leopardo (1963)

Luchino Visconti (Itália)

Legendas disponíveis em português

O Leopardo (Il Gattopardo, em italiano) é um filme épico de drama histórico de 1963 dirigido por Luchino Visconti. Escrito por Visconti, Enrico Medioli, Massimo Franciosa, Suso Cecchi d’Amico, Pasquale Festa Campanile e René Barjavel, o filme é uma adaptação do romance de 1958 de mesmo título de Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Burt Lancaster estrela como Don Fabrizio Corbera, um nobre siciliano envelhecido envolvido na agitação sociopolítica do Risorgimento (unificação italiana) durante a metade do século 19, com Alain Delon como seu oportunista sobrinho Tancredi, e Claudia Cardinale como sua afilhada. Paolo Stoppa, Rina Morelli, Romolo Valli, Terence Hill e Serge Reggiani interpretam papéis de apoio. O filme foi uma co-produção internacional entre o estúdio italiano Titanus e o estúdio francês Pathé.

O Leopardo venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1963. Foi lançado nos cinemas na Itália em 28 de março de 1963 e na França em 14 de junho. Foi um sucesso crítico e comercial na Europa, mas a recepção foi mais morna nos Estados Unidos, onde uma versão cortada e dublada em inglês foi lançada. As críticas retrospectivas, baseadas na versão original mais longa do filme, foram mais positivas, e o filme é agora amplamente considerado um clássico e um dos maiores filmes já feitos.

Enredo

Na Sicília, no ano de 1860, Don Fabrizio Corbera, Príncipe de Salina, desfruta dos confortos e privilégios costumeiros de sua linhagem. A guerra irrompeu entre os exércitos de Francisco II das Duas Sicílias e os voluntários insurgentes dos camisas vermelhas de Giuseppe Garibaldi. Entre os rebeldes está o sobrinho do Príncipe, Tancredi, cuja política romântica o Príncipe aceita hesitante com alguma simpatia caprichosa. Abalado pela rebelião, o Príncipe parte para Palermo. O exército de Garibaldi subjuga a cidade e expropria a Sicília dos Bourbons. O Príncipe reflete sobre a inevitabilidade da mudança, com a classe média deslocando a classe dominante enquanto, na superfície, tudo permanece igual. Recusando-se a se curvar à maré de mudanças, o Príncipe parte para seu palácio de verão em Donnafugata.

Uma nova assembleia nacional convoca um plebiscito e os nacionalistas vencem por 512-0, graças à corrupção e ao apoio do cidadão mais importante da cidade, Don Calogero Sedara. Don Calogero é convidado para a vila dos Salinas e traz consigo sua filha Angelica. Tanto o Príncipe quanto Tancredi ficam encantados com a beleza de Angelica. Pouco depois, Tancredi planeja pedir a mão dela em casamento.

O Príncipe vê a sabedoria da união porque sabe que, devido à ambição desmedida de seu sobrinho, Tancredi precisará de dinheiro pronto, que o pai de Angelica fornecerá felizmente. Com a bênção tanto do Príncipe de Salina quanto de Don Calogero, Tancredi e Angelica ficam noivos.

Um visitante da assembleia constituinte vai à vila. Ele suplica aos nobres ali reunidos que se juntem ao senado e guiem o estado; ele espera que a grande compaixão e sabedoria do Príncipe ajudem a aliviar a pobreza percebida e a suposta ignorância nas ruas da Sicília. No entanto, o Príncipe se recusa e recusa este convite, observando que a Sicília prefere suas tradições às ilusões da modernidade porque seu povo se orgulha de sua antiga herança. Ele vê um futuro em que leopardos e leões, juntamente com as ovelhas e os chacais, viverão todos de acordo com a mesma lei, mas ele não quer fazer parte desta visão democrática.

Ele percebe que Tancredi mudou de lealdade do insurgente Garibaldi para o exército recém-formado do Rei Vittorio, e julga com saudade que seu sobrinho é o tipo de oportunista e bajulador que prosperará na nova Itália.

É realizado um grande baile na vila de um príncipe vizinho, que é frequentado pelos Salinas, incluindo Tancredi. Afligido por uma combinação de melancolia e pela ridícula ostentação dos novos-ricos, o príncipe vagueia tristemente de câmara em câmara, cada vez mais descontente com toda a estrutura da sociedade que tão galantemente representa – até que Angelica se aproxima e pede-lhe para dançar. Emocionado e momentaneamente liberado de suas preocupações, o príncipe aceita e mais uma vez recupera e apresenta a elegante e arrojada figura do seu passado.

No entanto, ele fica desencantado e deixa o baile sozinho. Ele pede a Tancredi para providenciar carruagens para sua família e caminha com um coração pesado por um beco escuro que simboliza o passado desmedido e desvanecido da Itália que ele habita.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0057091

Esta entrada foi publicada em Italiano e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *