Feios, sujos e malvados (1976)

Ettore Scola (Itália)

Legendado em português

Feios, sujos e malvados (Brutti, sporchi e cattivi) é um filme de 1976 dirigido por Ettore Scola e estrelado por Nino Manfredi. O filme se passa nos subúrbios de Roma nos primeiros anos da década de 1970 e retrata impiedosamente suas favelas, com todas as suas misérias, tanto morais quanto materiais. O filme ganhou o prêmio de Melhor Direção no 29º Festival de Cannes. A crítica concorda em reconhecer a grande atuação de Nino Manfredi, que conseguiu retratar o personagem de Giacinto “com uma medida e sutileza extraordinárias”.

Sinopse

No subúrbio de Roma, na metade dos anos setenta, a vida cotidiana de uma família de aproximadamente vinte e cinco pessoas se desenrola na pobreza de uma favela. À frente de todos está o velho Giacinto Mazzatella: pugilista (que ainda fala seu dialeto), vesgo e despótico, tratando seus familiares como animais.

Como todos os dias, a família lentamente acorda para ir ganhar algum dinheiro, que apenas alguns conseguem em atividades honestas. Um grande evento para toda a família é o dia da aposentadoria da avó: todos vão juntos para recebê-la, como uma tribo, mas depois de pegar o dinheiro e dividi-lo entre todos os membros da família, cada um segue seu próprio caminho, deixando a idosa sozinha com as crianças, que têm a tarefa de levá-la para casa.

Giacinto possui um milhão de liras, indenização do seguro por ter perdido um olho devido a um respingo de cal viva. O homem guarda esse dinheiro com ciúmes e é obcecado com o medo de que seus parentes possam roubá-lo, então ele o esconde continuamente em lugares diferentes. Uma noite, em meio a um pesadelo em que vê seus parentes gastando seu dinheiro, ele acorda assustado e verifica o esconderijo do dinheiro, mas não o encontra. Furioso, acorda toda a família e começa a procurar o milhão debaixo dos colchões; como ainda não conseguiu encontrá-lo, ele pega a espingarda que mantém sempre carregada e ameaça matar todos os presentes se não lhe devolverem imediatamente o dinheiro. Um dos filhos não dá importância às ameaças e se vira para ir embora, mas o velho Giacinto atira nele sem hesitar, ferindo-o no ombro. Levado para a delegacia, ele de repente se lembra de que não encontrou o dinheiro porque estava em outro esconderijo secreto. Ao retornar para casa, ele encontra todos os familiares em busca do dinheiro, pois eles haviam percebido o erro e, aproveitando a ausência de Giacinto, estavam se esforçando para recuperar a quantia, sem sucesso. Assim que chega, ele vai ao banheiro e recupera o dinheiro, provocando a ira dos filhos que o tinham revistado sem encontrar nada.

Giacinto conhece uma prostituta napolitana gorda chamada Iside, por quem se apaixona. Com ela, ele começa a gastar o dinheiro e decide levá-la para morar em sua casa, causando a raiva de sua esposa quando ele diz que todos devem dormir juntos na mesma cama. Para se vingar, ela organiza o assassinato de Giacinto junto com todos os parentes, incluindo sua própria mãe. O plano é simples: ele será envenenado durante o batizado de um de seus sobrinhos, o filho de Paride. Na presença de todos os filhos e sobrinhos, incluindo Iside, Giacinto come uma enorme porção de macarrão com berinjelas, temperado com veneno para ratos, mas de repente ele percebe o que está acontecendo e foge do banquete. Ele consegue se salvar vomitando e usando uma bomba de bicicleta para empurrar água do mar garganta abaixo.

Recuperado, para se vingar, ele decide fazer com que eles tenham o destino dos ratos, tentando incendiar a barraca com os familiares dentro, mas falha. Ele então vende a barraca por 800.000 liras para outro desalojado, que chega com sua numerosa família para tomar posse. A família Mazzatella, é claro, não sabe de nada disso e se opõe à venda, resultando em uma briga entre as duas famílias. Enquanto isso, Giacinto chega com um carro conversível, comprado com o dinheiro da venda da barraca, mas por ser inexperiente em dirigir, ele bate em uma parede da casa, destruindo-a e se ferindo.

No final, as duas famílias permanecem unidas na barraca, que foi arrumada, mas as intenções de Giacinto continuam as mesmas: expulsar todos depois de recuperar o dinheiro, que ele confidencia a Iside estar seguro, escondido no gesso de seu braço.

O filme termina com uma das sobrinhas de Giacinto, Maria Libera, que, como todas as manhãs, vai buscar água na fonte, desta vez exibindo sua gravidez: as famílias estão destinadas a se expandir ainda mais.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0074252

Esta entrada foi publicada em Italiano e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *