O trem de Lênin (1988)

Damiano Damiani (Itália)

Parte 1 (legendas em português)
Parte 2 (legendas em português)

A Primeira Guerra Mundial já está em curso há alguns anos. Após a revolução de fevereiro, a Alemanha Guilhermina vislumbrou a possibilidade de dar uma reviravolta na Primeira Guerra Mundial, caso Lenin retornasse à Rússia e derrubasse o governo provisório, cujo líder efetivo era Alexander Kerensky, e pedisse um armistício à Alemanha, a fim de se desvencilhar do front oriental e concentrar o esforço de guerra no Ocidente e na Itália.

Em março de 1917, o Comando Supremo da Deutsches Heer organizou uma viagem de trem para repatriar um grupo de bolcheviques da Suíça para a Rússia pós-revolucionária. Entre os passageiros estava o líder bolchevique Lenin com sua esposa Nadežda Krupskaja, sua colaboradora especial Inessa Armand e o revolucionário Zinoviev.

A Alemanha concedeu permissão de trânsito para o vagão selado, ou seja, um vagão ferroviário com portas e janelas seladas para evitar qualquer contato com o exterior e que gozava de extraterritorialidade.

Um trem selado com emigrantes russos dirige-se da Alemanha e da Suécia para São Petersburgo. Os rebeldes estão sob a orientação de Vladimir Lenin. Dois oficiais superiores apoiam a bomba revolucionária “para garantir que tudo ocorra sem problemas”. No entanto, há alguns confrontos desagradáveis entre socialistas e trabalhadores entusiasmados que estão e preocupados com a guerra. Durante a viagem de trem, o caso de Lenin com a graciosa Inessa chega ao fim, e sua esposa Nadja está pronta para recebê-lo de volta. A entrada triunfal em São Petersburgo irá superar todas as expectativas…


🎞️ www.imdb.com/title/tt0174862

Esta entrada foi publicada em Italiano e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *