Balada da Praia dos Cães (1987)

José Fonseca e Costa (Portugal)

Sem legendas

Balada da Praia dos Cães é um filme policial luso-espanhol de 1987, realizado por José Fonseca e Costa, que também assina o argumento da longa-metragem, com Pedro Bandeira Freire, José Antonio Larreta e o dialoguista Shawn Slovo, adaptando o romance policial homônimo da autoria do escritor José Cardoso Pires. A narrativa acompanha um complexo inquérito policial nos anos 60 liderado pelo Chefe de Brigada Elias Santana (interpretado por Raul Solnado) para determinar a origem do assassinato de um preso político.

Sinopse

Em Portugal, no início dos anos 60, aparece na Praia dos Cães o cadáver de um homem brutalmente assassinado. O cadáver é identificado como sendo o do capitão Dantas, um revolucionário procurado pela polícia política, que fugiu da prisão militar do Forte de Elvas. O caso dá origem a um complexo inquérito policial, não só para determinar a identidade do assassino mas a própria natureza do crime. A investigação é entregue ao Chefe de Brigada Elias Santana da Polícia Judiciária que, de interrogatório em interrogatório vai penetrando nas personalidades dos suspeitos.

Pouco a pouco, o Chefe Santana vai reconstituindo, imaginando e deduzindo o que se terá passado após a fuga do capitão, e dos seus cúmplices, efetuada com a ajuda de Mena, uma mulher sedutora e misteriosa que o pode levar à perdição.

Adaptação ao cinema do célebre romance de José Cardoso Pires, a “Balada da Praia dos Cães” parte de um engenhoso argumento construído como um inquérito policial, que surpreende pela sua eficácia narrativa. José Fonseca e Costa demonstra, mais uma vez, ser um excelente contador de histórias bem como um realizador de forte e segura escrita cinematográfica. Co-produção entre Portugal e Espanha, a Balada da Praia dos Cães, é um absorvente e hábil filme policial, de sinuosa atmosfera política e passional, sobre o caso de um preso político nos anos sessenta que aparece morto e dá origem a um complexo inquérito policial, não só para determinar a identidade do assassino como a própria natureza do crime.

Fonseca e Costa assina um belo e inteligente filme, cujo destaque vai para um elenco internacional onde se contam os nomes de Raul Solnado e da espanhola Assumpta Serna nos principais papéis.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0090689

Esta entrada foi publicada em Português e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *