A loja dos horrores (1960)

Roger Corman (EUA)

Versão em preto e branco (original é colorido), sem legendas

A pequena loja dos horrores (Little Shop of Horrors) é um filme norte-americano de comédia de terror de 1960 dirigido por Roger Corman. Escrito por Charles B. Griffith, o filme é uma farsa sobre um assistente de florista inadequado que cultiva uma planta que se alimenta de sangue humano. O conceito do filme pode ter sido inspirado por “Green Thoughts”, uma história de 1932 de John Collier sobre uma planta carnívora. O escritor de Hollywood Dennis McDougal sugere que Griffith pode ter sido influenciado pelo conto de ficção científica de Arthur C. Clarke de 1956, “The Reluctant Orchid” (que por sua vez foi inspirado no conto de H. G. Wells de 1905, “The Flowering of the Strange Orchid”).

O filme é estrelado por Jonathan Haze, Jackie Joseph, Mel Welles e Dick Miller, que já haviam trabalhado para Corman em filmes anteriores. Produzido sob o título The Passionate People Eater, o filme emprega um estilo de humor original, combinando comédia sombria com farsa e incorporando humor judeu e elementos de paródia. A Pequena Loja dos Horrores foi filmada com um orçamento de $28.000 (cerca de $240.000 em 2019), com interiores sendo filmados em dois dias, utilizando cenários que haviam sido deixados em pé do filme A Bucket of Blood.

O filme ganhou lentamente um seguimento de culto através do boca a boca quando foi distribuído como o filme B em uma dupla sessão com Black Sunday de Mario Bava e mais tarde com Last Woman on Earth. A popularidade do filme aumentou com as transmissões locais de televisão e com a presença de um jovem Jack Nicholson, cujo pequeno papel no filme foi amplamente promovido nos lançamentos de vídeo caseiros do filme. O filme foi a base para um musical Off-Broadway, Little Shop of Horrors, que por sua vez foi adaptado para um filme de 1986. O musical teve uma estreia na Broadway em 2003.

O enredo

O avarento Gravis Mushnick é dono de uma floricultura onde trabalha com Audrey Fulquard e Seymour Krelboined. Localizada em uma região pobre da cidade, a loja não recebe muitos clientes. Quando Seymour erra uma encomenda para o dentista Dr. Farb, Mushnick o demite. Na esperança de mudar a opinião do chefe, Seymour lhe conta sobre uma planta especial que cultivou a partir de sementes que ganhou de um jardineiro japonês. Seymour admite ter dado o nome de “Audrey Jr.” para a planta, o que encanta Audrey de verdade.

Seymour traz a planta de aparência estranha e doente, mas Mushnick não se impressiona. Quando sugerem que a singularidade da Audrey Jr. poderia atrair pessoas para ver a planta, Mushnick dá uma semana para Seymour revivê-la. Os adubos usuais não nutrem a planta, mas quando Seymour acidentalmente se fere, descobre que a planta deseja sangue. Alimentada com o sangue de Seymour, Audrey Jr. começa a crescer e a loja começa a receber mais clientes curiosos para ver a planta. Mushnick pede a Seymour que o chame de “Pai” e o chama de seu filho na frente de um cliente.

A planta desenvolve a habilidade de falar e exige que Seymour a alimente. Agora anêmico, Seymour caminha pela linha do trem; quando joga uma pedra sem cuidado para desabafar sua frustração, acidentalmente nocauteia um bêbado que cai na linha do trem e é atropelado por um trem. Ele tenta se livrar do corpo jogando-o fora e enterrando-o em um quintal, mas é quase pego duas vezes. Sentindo culpa, mas sendo engenhoso, Seymour decide alimentar as partes mutiladas do corpo para a Audrey Jr. Enquanto isso, Mushnick volta à loja para pegar dinheiro e secretamente observa Seymour alimentando a planta. Mushnick considera denunciar para a polícia, mas procrastina quando vê a fila de pessoas esperando para gastar dinheiro em sua loja no dia seguinte.

Seymour chega na manhã seguinte com uma dor de dente; apesar de não ir à polícia, Mushnick ainda confronta Seymour sobre os hábitos alimentares da Audrey Jr.; embora não revele explicitamente o que sabe sobre a planta. Seymour fica cada vez mais angustiado ao perceber que seu chefe está de olho nele. Depois de terminar seu desabafo, Mushnick envia Seymour ao dentista; logo depois, Audrey aparece e declara que a loja precisa de muitas mais flores. Quando Seymour visita o Dr. Farb, o médico tenta se vingar pelas flores arruinadas e tenta matá-lo. Seymour, defendendo-se, pega uma ferramenta afiada e mata Farb. Embora horrorizado, Seymour alimenta o corpo de Farb para Audrey Jr. Os desaparecimentos inexplicáveis dos dois homens chamam a atenção do sargento Joe Fink e seu assistente, o oficial Frank Stoolie.

Audrey Jr. cresceu vários metros de altura e está florescendo, assim como o relacionamento entre Seymour e Audrey. Um representante da Sociedade de Observadores de Flores Silenciosas do Sul da Califórnia vem à loja e anuncia que Seymour receberá um troféu e que ela voltará quando as flores do planta se abrirem. Enquanto Seymour e Audrey saem juntos, Mushnick fica na loja para garantir que Audrey Jr. não machuque ninguém. Enquanto cuida da loja, Mushnick se vê à mercê de um ladrão que fingiu ser um cliente mais cedo naquele dia e acredita que as multidões enormes que observou na loja indicam a presença de uma grande quantidade de dinheiro. Mushnick engana o ladrão insano fazendo-o pensar que o dinheiro está onde a planta está, o que a esmaga e a devora depois que Mushnick o manobra para perto o suficiente dela. Quando Seymour é forçado a prejudicar seu relacionamento com Audrey para mantê-la de descobrir a natureza da planta, ele confronta a planta e afirma que não fará mais o que ela quer. A planta então hipnotiza Seymour e o comanda a trazer mais comida. Ele vagueia pelas ruas durante a noite e (acidentalmente) nocauteia uma prostituta, que ele leva para alimentar Audrey Jr. Sem pistas sobre os misteriosos desaparecimentos dos dois homens, Fink e Stoolie participam de uma celebração ao pôr do sol na loja, durante a qual Seymour receberá o troféu e as flores de Audrey Jr. são esperadas para abrir. Enquanto os participantes assistem, quatro flores se abrem; dentro de cada flor está o rosto de uma das vítimas da planta. Fink e Stoolie percebem que Seymour é o assassino; ele foge da loja com os policiais em perseguição. Ele consegue despistá-los e voltar para a loja agora vazia, onde culpa Audrey Jr. por arruinar sua vida, mas a planta pede para ser alimentada. Seymour pega uma faca de cozinha e entra na boca de Audrey Jr. dizendo: “Eu vou te alimentar como você nunca foi alimentado antes!”, aparentemente tentando matar a planta. Mais tarde naquela noite, descobre-se que Audrey Jr. começou a murchar e morrer. Uma última flor se abre para revelar o rosto de Seymour. Ele lamenta: “Eu não quis dizer isso”, e a flor murcha.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0054033

Esta entrada foi publicada em Norte-americano e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *