Meu tio (1958)

Jacques Tati (França)

Legendas em português

Meu tio (Mon Oncle) é um filme de comédia de 1958 do cineasta francês Jacques Tati. O primeiro dos filmes de Tati a ser lançado em cores, Mon Oncle ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, um Prêmio Especial no Festival de Cannes de 1958 e o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, recebendo mais honras do que qualquer outro trabalho cinematográfico de Tati.

O filme tem como protagonista o socialmente desajeitado, mas adorável personagem Monsieur Hulot e sua luta quixotesca com a infatuação da França pós-guerra com a arquitetura moderna, a eficiência mecânica e o consumismo. Como na maioria dos filmes de Tati, Mon Oncle é em grande parte uma comédia visual; a cor e a iluminação são usadas para ajudar a contar a história. O diálogo em Mon Oncle é mal audível e em grande parte subordinado ao papel de um efeito sonoro. Os ruídos flutuantes de discussões acaloradas e conversas ociosas complementam outros sons e os movimentos físicos dos personagens, intensificando o efeito cômico. A trilha sonora complexa também usa música para caracterizar ambientes, incluindo um tema musical animado que representa o mundo de Hulot de ineficiência cômica e liberdade.

Em sua estreia em 1958 na França, Mon Oncle foi denunciado por alguns críticos por sua visão reacionária ou mesmo “poujadista” de uma sociedade de consumo francesa emergente, que havia adotado recentemente uma nova onda de modernização industrial e uma estrutura social mais rígida. No entanto, essa crítica logo deu lugar diante da enorme popularidade do filme na França e no exterior – mesmo nos EUA, onde o consumo discricionário desenfreado e uma recessão haviam levado tanto a direita quanto a esquerda a questionar os valores econômicos e sociais da época. O filme foi outro grande sucesso para Tati.

Sinopse

M. Hulot (Jacques Tati) é o tio sonhador, imprático e adorado do menino Gérard Arpel, de nove anos, que vive com seus pais materialistas, M. e Mme. Arpel, em uma casa e jardim geométricos ultramodernos, a Villa Arpel, em um novo subúrbio de Paris, situado logo além dos prédios de pedra desmoronando dos bairros antigos da cidade. Os pais de Gérard estão enraizados em uma existência mecânica de trabalho, papéis de gênero fixos, a aquisição de status através de posses e exibições ostensivas para impressionar os convidados, como a fonte em forma de peixe no centro do jardim que, em uma piada recorrente, Mme. Arpel ativa apenas para visitantes importantes.

Cada elemento da Villa Arpel é projetado de maneira estilística em vez de funcional, criando um ambiente completamente indiferente ao conforto, ou à falta de conforto, de seus ocupantes. Ao escolher a arquitetura moderna para pontuar sua sátira, Tati afirmou uma vez: “Les lignes géométriques ne rendent pas les gens aimables” (“linhas geométricas não tornam as pessoas amáveis”). Desde pedras de passagem inconvenientemente localizadas até móveis difíceis de se sentar, até uma cozinha cheia de aparelhos ensurdecedoramente barulhentos, cada faceta da Villa Arpel enfatiza a impraticabilidade de uma dedicação à estética superficial e aparelhos elétricos em detrimento das necessidades da vida diária.

Apesar da beleza superficial de seu design moderno, a casa dos Arpel é totalmente impessoal, assim como os próprios Arpels. Na verdade, M. e Mme. Arpel subordinaram completamente sua individualidade para manter sua posição social e suas novas e brilhantes posses. Tati enfatiza seus temas em torno do estilo de vida dos Arpels (bem como do local de trabalho automatizado de M. Arpel, Plastac) com tons monocromáticos e dias nublados.

Por outro lado, Monsieur Hulot vive em um bairro antigo e decadente da cidade. Ele está desempregado e se locomove pela cidade a pé ou em uma bicicleta motorizada VéloSoleX. Gérard, completamente entediado com a esterilidade e monotonia de sua vida com seus pais, se apega ao tio em todas as oportunidades. Hulot, pouco mais que uma criança às vezes, é completamente à vontade com Gérard, mas também completamente ineficaz em controlar sua brincadeira com seus amigos da escola, que se divertem torturando adultos com brincadeiras práticas. Exasperados com a imaturidade percebida de seu parente, os Arpels logo conspiram para sobrecarregá-lo com as duplas cargas de responsabilidades familiares e comerciais.


🎞️ www.imdb.com/title/tt0050706

Esta entrada foi publicada em Francês e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *