Manezinho Araújo

Foto de Zezé Pina

Receita à base de banana, creme de baunilha, ovos e canela aqui com algumas modificações. A receita original foi desenvolvida pelo compositor pernambucano Manezinho Araújo, autor de “Dezessete e Setecentos”, que teve em Luiz Gonzaga seu melhor intérprete.

Ingredientes:
½ litro de leite
3 ovos
2 ½colheres de sopa de farinha de custarda
6 bananas nanicas ou prata (bem maduras)
8 colheres de sopa de adoçante de forno e fogão
1 cálice de conhaque ou rum
1 xícara de café de água
1 colher (sopa) de margarina
casca de meio limão
canela em pau (q.b)

Modo de preparo:
1 – Corte as bananas em rodela. Coloque em um tacho com quatro colheres de sopa de adoçante, dois paus de canela e a xícara de água. Assim que a banana amolecer, acrescente o conhaque. Deixe cozinhar até virar uma pasta consistente. Ponha num pirex e reserve.

2 – Dissolva, muito bem, a farinha custarda em um copo de leite e reserve. No restante do leite, ponha as gemas batidas, a margarina, três paus de canela e a casca de limão. Depois de tudo bem incorporado, acrescente o copo de leite já com a farinha de custarda dissolvida. Leve ao fogo moderado e mexa sem parar até engrossar. Espalhe o creme em cima da pasta de banana. Reserve.

3 – Bata as claras em neve até ficarem em castelo, acrescente a colher de adoçante. Bata até formar um suspiro e coloque-o, às colheradas, sobre o creme e a banana. Leve ao forno até dourar o suspiro. Sirva gelado.

Dica: Você pode substituir a farinha de custarda por 2 ½ colheres de sopa de Maizena e acrescentar uma colher de café de essência de baunilha.

Ouça o podcast desta receita:
[audio:https://blogs.utopia.org.br/panela/files/manezinho-araujo.mp3]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *