Dicas

Para substituir cremor de tártaro em uma receita use vinagre branco destilado. A quantidade de vinagre branco destilado equivale à de cremor de tártaro solicitada na receita. Em geral, 1/2 colher de chá de vinagre branco substitui 1 colher de chá de cremor de tártaro. Vale lembrar que o sabor pode ser um pouco diferente e o vinagre branco pode afetar a cor da receita.

Para substituir gelatina em folha (incolor e sem sabor) por gelatina em pó (incolor e sem sabor) sem alterar a consistência e sabor, use a proporção de 1 sachê (12g) de gelatina em pó para cada 5 folhas de gelatina.

O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo tipo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.

Para o bacalhau ficar maior e mais gostoso, tire todo o sal e depois deixe-o de molho em leite por no mínimo uma hora.

Você pode substituir um tablete de 15 g de fermento para pão por uma colher de sopa de fermento seco biológico, granulado especial para pão.

Só tempere um molho com sal depois que ele já estiver preparado. Se você colocar antes, o gosto de sal se concentrará enquanto o molho cozinha deixando-o salgado.

Para que as claras em neve fiquem firmes, coloque uma pitada de bicabornato de sódio nas claras antes de bater.

Para retirar o excesso de gordura do molho, deixe-o no congelador durante uns vinte minutos. Assim, a gordura ficará congelada na superfície e sua remoção será mais fácil.

Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim elas amolecerão por igual.

Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o prato.

Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito o furinho feito.

Corte a cabeça do peixe só depois que ele estiver assado, senão a parte cortada ficará seca e dura.

O peixe assado não grudará na fôrma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma colher de café de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.

Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com a casca e ainda bem quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.

Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas testadas da Zezé Pina