Da caverna de Platão ao fetiche da mercadoria

Platão e Marx ecoam na era digital, mostrando como a realidade virtual e a economia obscurecem relações sociais e verdade.

Na alegoria da caverna, que Platão narra em seu A República, seres humanos acorrentados dentro de uma caverna desde o nascimento têm suas visões limitadas à parede da caverna, onde observam as sombras projetadas que são criadas por objetos fora de sua visão, iluminados pela luz fora da caverna. A realidade percebida pelos sentidos (as sombras na parede) e a realidade mais ampla e verdadeira fora da caverna guardam muita coisa em comum porém podem ser totalmente díspares. Platão utiliza essa metáfora para discutir a natureza da realidade e do conhecimento.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Redes digitais e comunidades de prática

As redes sociais, parte intrínseca da cultura, transformam as interações humanas, influenciando a educação, a política e as relações sociais.

As redes sociais existem há milhares de anos, fazendo parte da própria civilização e da cultura da humanidade de modo tão intrínseco que mal temos consciência de sua existência. Além das relações presenciais, há muito que a distância tem sido superada por mecanismos de comunicação como a escrita, os correios, a imprensa, o rádio, o telégrafo, a televisão etc. Hoje com isso tudo na internet.

Porém, as redes hoje estão em evidência e o senso comum designa cada vez mais por este termo as redes digitais que se desenvolvem através das tecnologias de informação e comunicação na internet (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, ex-Twitter, Wikipédia, WhatsApp e muitas mais), além de outros ambientes de interação na web.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

O digital: leitura, educação e ação política

As tecnologias digitais desafiam a educação e a sociedade, criando oportunidades e ameaças que exigem reflexão e ação.

Um importante aspecto envolvendo as tecnologias digitais é o da leitura. As pessoas vão deixar de ler livros no bom e consagrado formato de edições em papel? No caso dos livros didáticos e dos dicionários, em boa parte sim; no caso de romances, de poesia, quase certamente não exclusivamente. Afinal, o papel é uma tecnologia comprovadamente resistente, que não necessita de fonte de energia, e assim como o cinema não acabou com o teatro, nem a televisão acabou com o cinema, o livro possui inúmeras vantagens. O maior inimigo dos livros não são os leitores de formatos digitais (que nos grandes sistemas online são também os maiores compradores de edições em papel) mas sim os não-leitores.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Microcontos, criatividade e síntese de comunicação

Narrar uma história em tão pouco espaço deve contar com a cooperação do leitor, que necessita completar, com sua imaginação, os elementos sugestivos construídos pelo autor.

Dizer muito com poucas palavras sempre foi algo essencial para a comunicação, seja em palavras de ordem de movimentos políticos, em refrões de músicas, em propagandas marcantes. Vamos abordar aqui como isso pode ser usado de forma criativa para a comunicação nas redes sociais, onde narrativas simplórias usando da escatologia ao mais primário anticomunismo grassam e se multiplicam.

Trabalhar a criatividade mais literária, de contação de “causos” ou histórias de vida, é uma ótima estratégia para desenvolver habilidades de redação enxuta. E os microcontos são pequenas narrativas que devem caber em mensagens de redes sociais. Isto é, não devem ultrapassar 140 toques.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Tecnologias sociais: os saberes dos comuns

A tecnologia social representa a convergência da ação comunitária e da expertise acadêmica para resolver desafios sociais de forma participativa, acessível e replicável.

Tecnologia social é um conceito que engloba produtos e técnicas ou metodologias, facilmente aplicáveis e reaplicáveis, que resolvam problemas sociais locais, idealmente sendo desenvolvidas em interação com a comunidade. O foco prioritário deve ser o que é interesse comum a todos

Toda a tecnologia social deve ser planejada para combater algum problema que afete os indicadores do IDH (que mede a qualidade de vida da população a partir dos eixos de educação, expectativa de vida e renda) ou outros objetivos com alguma forma de mensuração. A abordagem não pode ser meramente idealista, precisa ter metodologia científica e escopo social.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Jogos de manipulação das verdades e mentiras

O jogo das redes sociais e aplicativos permite experimentar diferentes identidades, mas exige respeito às regras. É preciso entender esses mecanismos para evitar manipulação e mistificação das massas.

As conversas nas redes e aplicativos sociais são um grande jogo em que as pessoas são suas peças e personagens. Nesse sentido, tem tudo a ver com história oral, com história digital, com ficção, e tem a ver com a verdade/mentira também. Mesmo quando o sujeito pretende ser o que não é, no fundo ele “está sendo”. Aquilo que você quer ser é parte daquilo que você é. Quem afirma que quer ser médico, de alguma forma já é um pouquinho médico. Só pelo fato de querer ser, ele já passa a ser. Quando o sujeito diz que quer ser assassino, matar um montão de gente, no fundo já é um pouco assassino, se você permitir. Fernando Pessoa já dizia que “o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a sentir que é dor a dor que deveras sente”. O sujeito que entra no chat e diz ser uma loira de olhos azuis, talvez queria experimentar ser isso. Não quer dizer que queira sê-lo de verdade. Ou seja, nessas experiências você pode vivenciar coisas que não é.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Dados, informação e conhecimento

Na era da informação e conhecimento, a transformação tecnológica redefine sociedade e educação, destacando a importância da construção individual do saber.

Num mundo em permanente transformação, o impacto das modernas tecnologias de comunicação produziu o que se chama hoje de “Sociedade da Informação e do Conhecimento” – gerando novos impactos nos modos de produção, mexendo na cultura e nos costumes, alterando aspectos es­senciais no exercício do próprio poder.

Hoje, praticamente qualquer ponto do planeta está literalmente ligado à rede mundial de informações, através da inter­net. O impacto dessa nova estrada, por onde não mais circulam átomos, mas sim bits, afeta cada vez mais todas as áreas da civilização: da guerra e do crime até a cultura e o comércio. A educação não pode ser, como o foi nos demais avanços tecnológicos havidos até hoje, a “última a saber” e parece que isso, desta feita, não ocorrerá – mesmo porque a internet nasceu neste berço e seu uso na educação já possui inúmeras experiências bem (e mal) sucedidas.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça

Audiovisuais de curtíssima-metragem pedagógicos e políticos estimulam aprendizado, debate e ação coletiva.

Com a frase “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, Glauber Rocha trabalhava na criação de uma estética cinematográfica com uma mensagem política revolucionária.

Inegavelmente, muitos dos resultados dessa combinação podem ser sofríveis, mas o processo envolvido é sempre de muita aprendizagem. Ao contrário da imagem de um gênio improvisador, a análise dos roteiros de Glauber reflete um processo minucioso de planejamento do filme pelo cineasta, na construção das personagens e na pesquisa. Os roteiros de Deus e o Diabo na terra do sol refletem um processo minucioso de planejamento do filme pelo cineasta, que realizou várias viagens pelo sertão nordestino e fez pesquisas rigorosas sobre o cangaço.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Os desconhecidos Direitos do Público

Na res publica, aquilo que é do público, o que é comum a todos, é o sentido básico da organização republicana.

Na sociedade da informação e do conhecimento, a legislação de proteção a direitos autorais e de imagem, patentes e copirraites (sim, esta palavra já está dicionarizada em nosso idioma!) é cada vez mais efetiva, e os valores econômicos envolvidos têm ganhos de escala e de valor cada vez maiores.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Aprendizagem lúdica: os jogos e o mundo

Viver é descobrir e criar as regras do jogo da vida, e os jogos na educação promovem aprendizagem ativa e reflexão sobre a realidade.

Nós vivemos em um tabuleiro de jogo. Nosso planeta está todo dividido em casinhas, que são as latitudes e longitudes, os países e as cidades são divididos em bairros, ruas, empresas, casas ou apartamentos. Isso fica muito visível hoje com o Google Maps, com o GPS, todo mundo se orienta pelo Waze em cima desse tabuleiro que é o planeta. 

Mas quais são as regras desse jogo que vivemos?

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário