Alguns desafios da inclusão digital

A tecnologia em si não é boa ou ruim, mas amplifica e potencializa a ação humana, tal como um megafone pode fazer o bom cantor alegrar multidões e o desafinado incomodar muito mais gente!

A chamada sociedade da informação e do conhecimento traz consigo impactos sociais capazes de levar a uma transformação maior que a produzida pela Revolução Industrial. Um mundo baseado cada vez mais na troca de valores simbólicos, do dinheiro à informação, vai mudar o eixo da economia, acabar com muitos conceitos atuais de trabalho, valorizar o saber e a aprendizagem. Neste contexto, os excluídos sê-lo-ão ainda mais, se não houverem políticas e ações visando combater o aprofundamento da clivagem social trazida pelas novas tecnologias, com a robótica e inteligência artificial a substituir trabalhos repetitivos automatizáveis.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

O valor do erro na aprendizagem

Em um mundo em constante transformação, explorar o erro como uma oportunidade de aprendizado é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia na educação.

Em nossa sociedade, de cultura judaico-cristã, o erro é frequentemente sinônimo de “pecado”. E o taylorismo-fordismo da sociedade industrial vê nos erros da linha de montagem um óbice à eficácia da produção. Já a frase “errare humanum est” é atribuída a Sêneca (posteriormente complementada por Santo Agostinho, ao dizer que “errar é humano, mas persistir no erro é diabólico”).

Mas nossa abordagem aqui é sobre o valor do erro nos processos de aprendizagem. 

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Da mais-valia à “mais-sabia”

A mais-valia é considerada um dos principais mecanismos de acumulação de capital e desigualdade social no sistema capitalista.

A mais-valia é um conceito fundamental na teoria econômica de Karl Marx. Refere-se à diferença entre o valor produzido por um trabalhador e a remuneração que ele recebe em troca desse trabalho. É a forma pela qual os empregadores se apropriam do valor excedente gerado pelos trabalhadores, aumentando assim seus próprios lucros. A mais-valia é considerada um dos principais mecanismos de acumulação de capital e desigualdade social no sistema capitalista.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

As palavras, lidas e escritas

Embora as comunicações por áudio e vídeo sejam cada vez mais naturais, quem não sabe escrever está prejudicado – como alguém que olha a estrada diante de si e não sabe usar os pés para andar.

Como nenhum outro meio de comunicação anterior (os tambores têm pouco alcance, as cartas demoram para chegar, ao telefone muitas vezes o som da voz pode nos seduzir ou irritar mais que as palavras proferidas, a televisão é dos donos dos canais, a rádio em geral concessões fisiológicas), a Internet nos coloca interativamente em contato, superando barreiras de idade, sexo, cultura e, principalmente, distância geográfica. Aqui, cada um pode não apenas ler o que quiser quando tiver vontade, mas pode escrever, participar, ter os tais 15 minutos de fama que foram prometidos e ninguém dava…

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Fake news e a tecnobarbárie

A psicologia das massas de Freud pode ajudar a explicar por que as pessoas acreditam em informações falsas ou propagam notícias sem verificar sua veracidade.

Fake news sempre existiram. A versão da História que temos, em grande parte é lastreada pelas narrativas dos vencedores das guerras, pelos escribas contratados pelos monarcas, e cantadas por menestréis remunerados para levar tais versões dos fatos em canto e verso (hoje como “memes” na rede), consolidadas pelos documentos e livros produzidos por esses protagonistas.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , | Deixar um comentário

Máquinas de conversar na escola

A inteligência artificial poderá atrofiar nossas capacidades intelectuais? Tanto quanto as alavancas atrofiaram nossos braços e as rodas nossas pernas.

Com a extrema popularização do ChatGPT (apenas nos primeiros 5 dias, teve mais usuários cadastrados do que a Netflix em 3 anos), que trouxe para o dia a dia de qualquer cidadão, para qualquer estudante com acesso à internet, os recursos de uma inteligência artificial baseada em interação dialogada, como um bate-papo comum está tendo impactos na apropriação dessa tecnologia especialmente na educação, nas escolas.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , | Deixar um comentário

Desafios do uso da internet na educação

A tecnologia não deve reforçar as atuais práticas de ensino e sim questionar o papel do educador, a forma de educar e até o conteúdo ensinado.

Como nenhum outro meio de comunicação anterior, a internet nos coloca interativamente em contato, superando barreiras de idade, sexo, cultura, preconceitos e, principalmente, distância geográfica. Aqui, cada um pode não apenas ler o que quiser quando tiver vontade, mas pode escrever, participar… Junto com novas soluções e perspectivas vêm também novas exigências sobre antigas habilidades.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , | Deixar um comentário

As novas tecnologias e o controle do “eu”

As novas mídias podem levar tanto a uma liberdade de expressão e informação cada vez maior, como a formas de repressão jamais vistas.

As novas tecnologias, mídias e redes sociais possibilitam novas formas de expressão e a democratização da circulação de informação. No entanto, vivemos em um mundo onde a posse das mídias está cada vez mais centralizada e monopolizada, com concentração de interesses econômicos de grandes grupos de comunicação, que em geral priorizam os negócios financeiros em detrimento da efetiva liberdade de expressão e acesso à informação e conhecimento. Para se ter uma ideia, em nosso país, cerca de uma dezena de famílias domina a quase totalidade da posse dos jornais, revistas, televisões e rádios.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , | Deixar um comentário

A inteligência artificial e o controle democrático

O grande perigo da IA não está nela mesma mas sim como isso afetará os modos de produção e os mecanismos de acumulação progressivos de capital.

A alavanca não substituiu os braços, as rodas não eliminaram as pernas, a automação de algoritmos de texto não substituirá os raciocínios cerebrais, mas tudo isso potencializa nossas características humanas – até mesmo as que as desumanizam.

Continue lendo
Publicado em blog | Com a tag , , , | Deixar um comentário