Pão doce natalino

Ingredientes:
200g de manteiga
2 colheres (chá) de óleo para pincelar
2 gemas para pincelar
1½ xícara (chá) (300g) de frutas cristalizadas picadas
1 xícara (chá) de uva passa preta embebida em 3 colheres (sopa) de rum
½ colher (sopa) de raspas de casca de limão
5 ovos
1 kg de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) de açúcar
5 tabletes (75 g) de fermento biológico
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de panetone (opcional)

Modo de preparo:
Bata a manteiga, adicione o leite condensado e a essência de panetone, bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Misture o fermento, o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha e três colheres (sopa) de água morna, até formar uma massa semelhante à de panqueca. Junte os ovos, as raspas de limão e acrescente, aos poucos, três xícaras (chá) de farinha de trigo, mexendo sempre com colher de pau, após cada adição. Misture o creme de manteiga reservado e, então, mais três xícaras (chá) de farinha de trigo.

Cubra e deixe a massa crescer em lugar aquecido até dobrar de volume. Enfarinhe uma superfície lisa, coloque a massa e comece a trabalhá-la, incorporando a farinha da superfície (use a farinha restante).

Sove a massa, até formar bolhas e a superfície ficar lisa. Abra com as mãos formando um retângulo e espalhe a fruta cristalizada e as uvas passas escorridas. Enrole como um rocambole e corte em pedaços para colocar nas fôrmas untadas com manteiga. Encha até dois terços com a massa.

Cubra-as e deixe-as descansar em local aquecido, por cerca de meia hora, para que cresçam. Faça cortes em cruz sobre a superfície do pão e pincele com as gemas batidas com o óleo. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido e asse por cerca de 15 minutos. Diminua a temperatura do forno para 150°C e deixe por mais 45 minutos, totalizando 1 hora.

Dica: Regue o pão depois de assado e ainda quente, com duas colheres (sopa) de geleia de pêssego fervidas em uma xícara (chá) de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *