Bacalhau à Gomes de Sá

Clique na imagem para ver mais detalhes.

Ingredientes:
600g de bacalhau dessalgado
500g de batatas
1 1/2 xícaras (chá) de azeite extra virgem
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas portuguesas
salsa
5 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta-do-reino q.b.

Modo de preparo:
Cozinhar o bacalhau em fogo brando por 5 minutos, sem deixar ferver. Tampar e abafar o recipiente e deixar ficar assim durante 20 minutos. Escorrer bem e lascar o bacalhau retirando peles e espinhas. Colocar as lascas num recipiente fundo, cobrir com leite a ferver e deixar ficar em infusão de 1 hora a 3 horas.

Cortar as cebolas às rodelas e o dente de alho às rodelas e dourar ligeiramente com azeite. Juntar as batatas, cozidas com a pele que depois foi retirada, cortadas em rodelas. Juntar o bacalhau.

Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Deitar imediatamente num tabuleiro de barro e levar ao forno bem quente durante 10 minutos. Servir na travessa em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada, enfeitado com rodelas de ovos cozidos e azeitonas pretas.

2 thoughts on “Bacalhau à Gomes de Sá”

  1. Esta receita e simplesmente divina, saborosa, fabulosa, fácil, economica e rápida para nos deliciarmos gemendo. Hummmm!!!

  2. Estou neste momento a fazer este bacalhau para o jantar. Espero que fique tão bom quanto o seu que tem um aspecto supimpa…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *