Bolo de banana

Ingredientes:
325 g de manteiga, mais um pouco para untar
5 bananas nanicas (400 g)
1 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher (café) de canela em pó (opcional)
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ xícara (chá) de banana-passa picada
1/3 xícara (chá) de ameixas secas picadas
3 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma quadrada de 23cm e forre com papel-manteiga. Fatie 3 bananas e arrume as fatias no fundo forma.

Em uma panela grande e de fundo grosso, em fogo baixo, derreta 100g de manteiga com 1/3 de açúcar e a canela, mexendo até que forme uma calda. Coloque em cima das fatias de banana na forma e reserve.

Em uma tigela grande, bata o restante da manteiga e do açúcar até obter um creme claro. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.

Num prato fundo, amasse as duas bananas restantes com um garfo. Reserve.

Coloque a farinha e o bicarbonato na mistura de manteiga, seguidos das bananas amassadas, das bananas secas, das ameixas e do leite. Misture.

Despeje a mistura na forma, sobre as bananas fatiadas, nivelando com uma espátula. Leve ao forno por 40 a 50 minutos, ou até crescer e dourar.

Deixe esfriar por 5 a 10 minutos. Desenforme virando a parte de baixo para cima com muito cuidado, pois a calda, ainda quente, deve escorrer. Sirva quente ou frio.

Dica: Se quiser acompanhe com sorvete de creme ou nata. Se utilizar forma redonda para estas quantidades é aconselhável que a forma tenha 23cm de diâmetro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *