Peras ao vinho

Ingredientes:
8 pêras maduras, mas bem firmes
5 colheres de sopa de açúcar
3 raminhos de hortelã
1 garrafa de vinho tinto
1 colher (chá) de cravinhos da Índia (opcional)
3 paus de canela

Modo de preparo:
Numa panela onde possam caber as pêras, colocar o vinho, o açúcar, canela e os raminhos de hortelã. Leve ao fogo e quando levantar fervura diminua sem tampar. A mistura vai reduzir ligeiramente, depois da evaporação do álcool, tornando-se uma calda encorpada. Reserve. Descasque as pêras conservando o cabinho e faça um corte horizontal no fundo para que elas possam ficar em pé. Coloque-as na calda e leve ao fogo para cozinhar, completando com água durante o cozimento se for necessário. Para verificar se as peras estão cozidas espete um palito na fruta. Quanto mais macia mais cozida ela estará.

Dicas: O ideal é usar pêras do tipo portuguesa (em Portugal chamadas de pêra rocha). Se não tiver hortelã fresca use duas colheres (chá) de hortelã seca. Enquanto descasca as pêras vá pondo as descascadas em água com limão para que não escureçam. As pêras devem estar macias, mas não moles demais fique atenta ao cozimento. Caso queira troque o açúcar por 4 colheres (sopa) de adoçante Tal&Qual Sirva com sorvete de creme ou nata se desejar.

3 thoughts on “Peras ao vinho”

  1. Estou tentando fazer peras ao vinho mas ainda não cheguei ao ponto desejado. Pela sua postagem vi um detalhe: preparar uma calda antes de cozinhar as peras. Acho que aí está o “pulo do gato” que não havia visto ainda em outras receitas. Vou fazer e postar como ficou.

  2. Eu fiz e ficou maravilhosa , minha espoasa adorou, quase que ela engravidou novamente , pena que eu sou vasectomizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *