Panetone

Panetone

Clique na imagem para ver mais detalhes.

(para 5 panetones de 500g. cada)

1ª Massa (esponja)
Ingredientes:
250 ml de água morna
100 g de fermento biológico
375 g de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar

2ª Massa
Ingredientes:
400 g de preparado para massa tipo panetone da Mix
900 g de farinha de trigo
5 gemas
1 ovo inteiro
1 pitada de sal
350 ml de água morna
1 colher (sopa) de glicerina culinária
1 colher (chá) de essência de panetone
500 g de frutas cristalizadas
300 g de uvas passas sem caroço

Modo de Preparo:

1ª Massa (esponja)
Misture bem o fermento com o açúcar até que a mistura fique liquida. Acrescente a água e a farinha de trigo. Mexa bem e deixe descansar por 30 minutos aproximadamente.

2ª Massa
Misture os ingredientes da segunda massa à primeira massa já descansada, com exceção da farinha, da água, das frutas cristalizadas e das uvas passas. Bata um pouco. Acrescente aos poucos e alternadamente a farinha e a água. Misture bem as duas massas. Enfarinhe uma superfície de trabalho e a abra a massa. Espalhe as frutas cristalizadas e as uvas passas. Trabalhe a massa fazendo movimentos circulares, boleando. Divida a massa em cinco partes iguais. Ponha em formas próprias para panetone de 500 g. Deixe crescer até ficar 1 cm aproximadamente abaixo da borda das formas. Asse em forno preaquecido a 180°C por 50 minutos aproximadamente. Após assado, caso queira, cubra com açúcar fondant preparado conforme as instruções do fabricante.

Dicas: Deixe a massa levedar em lugar seco, escuro e livre de vento. Para acompanhar o crescimento da massa faça o teste da bolinha, colocando em um copo com água uma pequena bolinha de massa. Quando a bolinha subir, a massa estará pronta para ir ao forno. Assim que esfriar embale o panetone em saquinho de celofane apropriado isso ajuda na conservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *