Mario Benedetti

Nasceu em 14 de setembro de 1920 em Tacuarembó, Uruguai. Em 1945 integrou a redação do semanário Marcha e, em 1949, publicou seu primeiro livro de contos Esta Manãna. Um ano mais tarde aparecem os poemas Sólo Mientras Tanto.

É em 1960, com a publicação de La tregua, que alcança transcendência internacional, com mais de uma centena de edições traduzidas em 19 idiomas e levada ao cinema, ao teatro, ao rádio e à televisão.

Em 1973 teve que abandonar seu país por razões políticas; viveu na Argentina, Cuba, Peru e Espanha. Sua vasta produção literária abrange todos os gêneros, incluindo famosas letras de canções.

Muitos poemas de Mario Benedetti estão na boca das pessoas, que os recordam de memória, os repetem ao ouvido da pessoa amada, os citam em suas declarações românticas ou os têm em mente na hora de rascunhar um verso; outros se converteram em canções e formam parte das frases cotidianas de quem tem transitado por seus versos.

Poucos poetas hão logrado estabelecer semelhante laço com o público. A poesia de Benedetti renova a linguagem dos sentimentos, diz com uma voz original aquilo que é patrimônio de todos.

Com a saúde debilitada e após várias internações, faleceu em 17 de maio de 2009, aos 88 anos, em sua casa, em Montevidéu.

» Mario Benedetti na Wikipédia

4 Responses to Mario Benedetti

  1. jo lima disse:

    Maravilhosa poesia que retrata o verdadeiro desejo de quem encontra um amor!

  2. EDENILZA disse:

    Amo as poesias
    de Maria Benedetti

  3. A tua poesia faz-me chorar toca-me a alma !!!.

  4. joao candido disse:

    Foi citado pelo Papa Francisco em_ Amoris laetitia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *