Na última quinta-feira, 20 de julho, aconteceu a Oficina de Formação Cineclubista do projeto Territórios e Redes de Cineclubismo. O evento contou com a participação internacional da cineclubista Laura Godoy, da Red de Cineclubes Ecuador e teve a presença de 100 participantes, representantes de 23 estados brasileiros. A Oficina de Formação reuniu participantes de vários territórios, incluindo não apenas quem faz parte de cineclubes, mas também apaixonados pelo cinema que sonham em criar um cineclube, além de estudantes e pesquisadores da área.
O projeto foi realizado pelo Cineclube Eco Social com a parceria do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC). A oficina também teve apoio institucional do Sindicato dos Professores do Estado de Minas (Sinpro), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Minas Gerais, da Organização dos Cineclubes Capixabas e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Águia Branca – ES.
A Formação foi ministrada por três convidados. Antônio Claudino de Jesus, do Espírito Santo, é cineclubista histórico e integra o Secretariado Latino Americano da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), já foi presidente do CNC e da FICC. Tetê Avelar é de Belo Horizonte e é a atual presidenta do CNC. Rodrigo Bouillet, do Rio de Janeiro, atua há décadas no movimento cineclubista brasileiro.
A oficina teve duração de duas horas e foi um momento de intercâmbio de conhecimentos, compartilhamento de vivências e troca de ideias, proporcionando imersão no universo cineclubista. O produtor executivo do projeto Territórios e Redes do Cineclubismo, coordenador do Cineclube Eco Social e secretário geral do CNC, Luciano Guimarães de Freitas, conta que a proposta do projeto foi promover ambientes e ações voltadas para a interação entre cineclubes e cineclubistas, buscando o diálogo entre diferentes públicos e identidades.
“Uma das fontes que motivaram a elaboração do projeto foi uma percepção de que estamos vivendo um momento que nos pede a união e o diálogo, o encontro de olhares e forças em prol da superação e reconstrução após os impactos da pandemia e após os últimos anos, entre 2016 e 2022, que foram sombrios para o setor cultural” Diz Luciano.
O produtor afirma que os cineclubes e as pessoas resistiram e seguem produzindo arte e cultura. Segundo ele, uma prova disso é que os cineclubes seguem fazendo sucesso, dos mais antigos até os novos.
“Entre os resultados deste atual momento do movimento cineclubista brasileiro, a sua entidade nacional, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC renovou suas forças, superou o período da pandemia, e vem atuando em várias ações junto ao movimento cineclubista e ao cenário cultural no Brasil, dialogando com cineclubes, entidades cineclubistas estaduais, com entidades e organizações relacionadas ao audiovisual e a cultura, além de estar se mobilizando para realizar a 31ª Jornada Nacional de Cineclubes, que certamente será um importante marco para o atual momento do Movimento Cineclubista Brasileiro. Juntos e Juntas podemos muito mais.” Diz Luciano Guimarães de Freitas.
As ações do projeto Territórios e Redes de Cineclubismo seguem acontecendo e a Oficina de Formação Cineclubista foi o ponto de partida da imersão no cineclubismo. Como continuidade das ações, foi criado um grupo de e-mails chamado “Cineclubismo em Rede”, que reúne os participantes alcançados e visa promover um espaço para a troca de ideias, debates e construção de futuras ações, incluindo circuitos de exibição de filmes entre cineclubes.
A próxima ação acontecerá no dia 28 de julho, com o Workshop Novas Mídias e Redes. Já entre os dias 16 e 19 de agosto ocorrerá o Seminário Nacional de Cineclubismo. O calendário das atividades pode ser acompanhado através dos canais e redes do projeto Territórios e Redes de Cineclubismo.
Contato: ecosocial.projetos@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtube.com/@TerritoriosdeCineclubismo
Página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100093128197287&mibextid=ZbWKwL
Contato do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros: diretoriacnc2@gmail.com