O autor é Ferreira Gullar, poeta, dramaturgo, jornalista e crítico de arte. Um dos gigantes da literatura brasileira contemporânea. E o livro se intitula Gamação. É uma história de aventuras que ensina muitas coisas que os adolescentes precisam saber. Mas, é bom que se diga, ensina sem ter a sisudez dos livros didáticos. Ensina divertindo através de uma trama repleta de surpresas.
Marcelo, Nila, Suzana e Jorge são os protagonistas desta narrativa centrada nos conflitos e nas crises inerentes à adolescência. Nela temos a descoberta do sentir-se apaixonado, dos primeiros sinais da sexualidade, da irresponsabilidade para lidar com o próprio corpo e assim por diante.
O autor aborda o despertar dessas fortes e incontroláveis sensações de forma clara, com uma boa dose de romantismo, poesia e até humor. Livro indicado para leitores a partir dos 14 anos, Gamação, de Ferreira Gullar, é uma publicação da Global Editora.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.