CAMINHOS PARA UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA

Vários autores
Instituto Paulo Freire

O Instituto Paulo Freire aliou-se ao jornal francês Le Monde Diplomatique para lançar o livro Caminhos para uma comunicação democrática. Seus artigos anunciam que a era dos monopólios e oligopólios da grande mídia pode estar chegando ao fim. Ou, no mínimo, está ameaçada.

São 12 artigos escritos por especialistas em comunicação da França e do Brasil. Os brasileiros são: Antônio Martins, Venício de Lima e Ivana Bentes. Os autores constatam que novas ferramentas tecnológicas já estão permitindo que qualquer ser humano seja um produtor de conteúdos informativos e um veiculador de outras e novas versões para os mesmos fatos. Isto servirá de contraponto para o pensamento único que tem prevalecido nos grandes meios de comunicação.

O livro indica ainda trilhas e atalhos por onde a sociedade poderá caminhar, aproveitando as possibilidades abertas por essa transição, para lutar pelo direto à comunicação e por uma atuação socialmente responsável dos comunicadores.

Caminhos para uma comunicação democrática é publicado pelo Instituto Paulo Freire. Alguns dos artigos podem ser acessados gratuitamente no portal do diplo.org.br.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.