NORDESTE

Gilberto Freyre
Global Editora

Você já se perguntou por que o Nordeste tem as igrejas e outras construções históricas muito mais ricas e imponentes que quaisquer outras regiões do país? A resposta é simples: no período colonial, o Nordeste era muito mais rico e importante.

O Nordeste, aliás, era a região que contava para nossos colonizadores portugueses. Lá que se centrava a maior riqueza da colônia Brasil que sustentava em boa parte o poder e o fausto da Corte portuguesa. E esta situação se manteve por quase trezentos anos, até quando o ouro de Minas superou o açúcar do Nordeste.

Se você ainda tem alguma dúvida leia o livro Nordeste de Gilberto Freyre. Saiba que aquela região foi terra de fartura e águas abundantes, onde se desenvolveu a cultura da cana-de-açúcar e uma aristocracia feudal de hábitos requintados. Cada propriedade era um mundo à parte e o conjunto foi o centro da civilização brasileira.

Antes ou depois de ler o livro, veja a exposição sobre Gilberto Freyre, intérprete do Brasil no Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, em São Paulo.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.