Nós brasileiros estamos lendo muito pouco. Na média, um livro e meio por ano. Em outros países, cada habitante lê de 10 a 20 livros no mesmo período. Agora vamos raciocinar: Se alguns brasileiros lêem 3 livros por ano, isso significa que um outro não lê qualquer livro. Se alguns lêem 6, outros 3 nada lêem. E assim por diante. Enfim, não é difícil supor que a grande maioria lê muito pouco.
Bem, não estou aqui para lamentar nem julgar. Cada um tem seus motivos para ler ou deixar de ler. O fato é que não ler traz muitos prejuízos:
1º – A leitura é um exercício para o cérebro. Ela exige maior velocidade para os neurônios. Funciona, portanto, como a ginástica para o corpo. Quem lê, raciocina mais rápido e com mais lógica. Também escreve melhor.
2º – A leitura é o meio mais eficaz de aprender qualquer coisa. Desenhos, fotos, gravuras podem ajudar, mas não substituem a leitura.
3º – A leitura faz o cérebro permanecer jovem, adiando a perda da memória e outras conseqüências do envelhecimento.
Então amigo, vamos ler. Se você é pai ou mãe dê um bom exemplo para seu filho. Se você está entrando na 3ª. idade, rejuvesneça com a leitura. Se você é jovem, é o momento de adquirir este bom hábito para o resto da vida.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.