Roniwalter Jatobá
Ed. Nova Alexandria.
Trinta anos depois de sua morte, Juscelino Kubitschek de Oliveira continua presente no imaginário nacional. É símbolo do otimismo e da capacidade de realização. É o Presidente Sorriso, o Presidente Bossa Nova que fez muito mais do que construir Brasília. Ele consolidou o Brasil moderno.
Para que possamos entender melhor esse homem excepcional, vale a pena ler o livro O Jovem JK, escrito por Roniwalter Jatobá. O autor concentra a maior parte do livro nos primeiros 30 anos de Juscelino. Ele nasceu em 1902, em Diamantina (MG), e perdeu o pai antes de completar 3 anos. Teve uma infância pobre. Graças à tenacidade da mãe, Dona Júlia, estudou até formar-se em Medicina.
Nas lutas para superar as dificuldades impostas pela pobreza, o livro revela o espírito determinado e audacioso que se tornariam marcas do presidente. Descreve os primeiros anos como médico, a participação na Revolução de 32 e a entrada na política como deputado. Em seguida, a meteórica carreira que, em vinte anos, levaria JK à Presidência da República.
Jatobá, o autor do livro, expõe a coragem, a alegria, o dinamismo e o estilo conciliador desse presidente. Mas também seu entusiasmo pelo desenvolvimento que viria a contagiar toda a nação, uma espécie de vírus benéfico. São os famosos Anos Dourados.
Ouça o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_jk.mp3]“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.