O JOVEM JK

Roniwalter Jatobá
Ed. Nova Alexandria.

Trinta anos depois de sua morte, Juscelino Kubitschek de Oliveira continua presente no imaginário nacional. É símbolo do otimismo e da capacidade de realização. É o Presidente Sorriso, o Presidente Bossa Nova que fez muito mais do que construir Brasília. Ele consolidou o Brasil moderno.

Para que possamos entender melhor esse homem excepcional, vale a pena ler o livro O Jovem JK, escrito por  Roniwalter Jatobá. O autor concentra a maior parte do livro nos primeiros 30 anos de Juscelino. Ele nasceu em 1902, em Diamantina (MG), e perdeu o pai antes de completar 3 anos. Teve uma infância pobre. Graças à tenacidade da mãe, Dona Júlia, estudou até formar-se em Medicina.

Nas lutas para superar as dificuldades impostas pela pobreza, o livro revela o espírito determinado e audacioso que se tornariam marcas do presidente. Descreve os primeiros anos como médico, a participação na Revolução de 32 e a entrada na política como deputado. Em seguida, a meteórica carreira que, em vinte anos, levaria JK à Presidência da República.

Jatobá, o autor do livro, expõe a coragem, a alegria, o dinamismo e o estilo conciliador desse presidente. Mas também seu entusiasmo pelo desenvolvimento que viria a contagiar toda a nação, uma espécie de vírus benéfico. São os famosos Anos Dourados.

Ouça o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_jk.mp3]

“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.