Gilberto Freyre
Global Editora
Você já se perguntou por que o Nordeste tem as igrejas e outras construções históricas muito mais ricas e imponentes que quaisquer outras regiões do país? A resposta é simples: no período colonial, o Nordeste era muito mais rico e importante.
O Nordeste, aliás, era a região que contava para nossos colonizadores portugueses. Lá que se centrava a maior riqueza da colônia Brasil que sustentava em boa parte o poder e o fausto da Corte portuguesa. E esta situação se manteve por quase trezentos anos, até quando o ouro de Minas superou o açúcar do Nordeste.
Se você ainda tem alguma dúvida leia o livro Nordeste de Gilberto Freyre. Saiba que aquela região foi terra de fartura e águas abundantes, onde se desenvolveu a cultura da cana-de-açúcar e uma aristocracia feudal de hábitos requintados. Cada propriedade era um mundo à parte e o conjunto foi o centro da civilização brasileira.
Antes ou depois de ler o livro, veja a exposição sobre Gilberto Freyre, intérprete do Brasil no Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, em São Paulo.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.