PAGU PAIXÃO

Patrícia Galvão
Ed. Agir

Como toda lenda, Pagu não morre. Mexe com a gente e surpreende. Mais ainda neste livro “Pagu paixão”, seu único texto autobiográfico. Texto inédito desde que ela o escreveu em 1940, recém-saída da última das suas 23 prisões como inimiga política da ditadura de Getúlio Vargas.

Esta obra não é uma autobiografia convencional. Patrícia Galvão, ao mesmo tempo inquieta e reservada, nunca escreveria memórias corriqueiras. O livro é um depoimento ao homem que ela amava, o escritor, jornalista e crítico Geraldo Ferraz.

No texto, Pagu se mostra nua, sem subterfúgios, corajosa e sincera. Revela desde sua vida sexual iniciada precocemente até os altos e baixos do seu casamento com o poeta Oswaldo de Andrade, aos 19 anos.

Informa sobre sua militância política no Partido Comunista, iniciada pela mão de Luís Carlos Prestes, até o desencanto com o regime soviético, incapaz de evitar seu encontro com uma menininha que pedia esmolas na Praça Vermelha, ao lado do túmulo de Lênin.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to PAGU PAIXÃO

  1. gaiceameWen disse:

    Hi, cool site, good writing ;)

  2. levi disse:

    Thank you very much, gaicemeWen. Continue, plese visiting my blog. it´s a honor.

    Levi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.