O SER E A VIDA

Oscar Niemeyer
Ed. Revan

Oscar Niemeyer é o brasileiro que se projeta como um dos principais nomes da arquitetura mundial. Foi ganhador do Prêmio Pritzker, o mais importante da área. Foi um dos criadores de Brasília; do conjunto Pampulha em Belo Horizonte; do memorial da América Latina, em São Paulo; e do Museu de Niterói no Rio de Janeiro. E outros numerosos trabalhos no Brasil e no exterior.

Arquiteto com o nome já gravado na história, Niemeyer notabiliza-se também como pensador e militante político. Nunca negou sua opção pelo socialismo, como também sempre se manifestou contra a censura e a repressão em momentos cruciais de nossa vida política.

Niemeyer acabou de lançar o livro O Ser e a Vida que tem como tema principal a importância de uma formação mais geral e humanista dos estudantes. Há muito tempo, o arquiteto vem criticando a “cultura do especialista”, predominante em nossas escolas.

As reflexões de Niemeyer são sempre bem vindas e devem ser conhecidas. O livro traz ainda um texto de Fidel Castro.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0131-oscar-niemeyer-o-ser-e-a-vida.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.