UM FIO DE PROSA

Vários autores
Global Editora

Num certo sentido, a leitura para jovens e adolescentes é ainda mais difícil de divulgar do que entre as crianças. Estas possuem curiosidade mais concentrada, além de serem normalmente mais estimuladas por pais e professores.

O jovem tem à sua disposição muitas outras opções de lazer que passam longe da leitura. Também não se contentam com histórias que lhes parecem muito infantis.

Um bom livro para começar ou manter o hábito de leitura neste segmento é a antologia Um Fio de Prosa, destinado a leitores com mais de 11 anos. Ele contém histórias escritas por alguns dos mais renomados escritores brasileiros.

Mário Quintana, por exemplo, apresenta “Conto Familiar”, história repleta de humor. Cecília Meirelles reflete sobre o comportamento dos adolescentes de hoje em “A arte de brincar”. E Carlos Drummond de Andrade ironiza os modismos em “João Brandão adere ao Punk”. Outros autores do mesmo calibre apresentam seus temas numa linguagem adequada a este tipo de leitor.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0137-mario-quintana-e-outros-um-fio-de-prosa.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.