URUPÊS

Monteiro Lobato
Ed. Brasiliense

Monteiro Lobato é bastante conhecido por sua literatua infantil, particularmente pelas personagens imortais que ele criou como a boneca Emília, Dona Benta e o Visconde de Sabugosa, entre tantos outros. E também pelas personagens que fez renascer a partir do folclore brasileiro: O Saci Pererê, a Mula sem Cabeça e por aí vai.

Sua literatura para adultos é menos conhecida, mas tem a mesma ótima qualidade. Lobato é considerado como o verdadeiro precursor da ficção modernista. E ‘Urupês’, seu primeiro livro, é obra fora do comum – tanto do ponto de vista literário quanto histórico.

Urupês marcou época e foi também um marco divisório em nossa literatura nacionalista. Nesse livro, Lobato volta-se corajosamente para o Brasil, para as coisas e problemas brasileiros, falando da terra, do povo, das dores e problemas, num estilo bem brasileiro. Urupês, de Monteiro Lobato foi relançado pela Editora Brasiliense.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura

Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.