A LANTERNA MÁGICA DE JEREMIAS

Luis André Nepomuceno
7 Letras

Eis um livro muito bom e um autor com toques de gênio. O narrador é um aprendiz de literatura, que faz grande amizade com um escritor velho, famoso, mas que está doente. Não quer mais escrever, rejeitando inclusive propostas de editoras que pagam bem e adiantado (o que é raro, hoje em dia, quase impossível).

O escritor conta ao aprendiz uma história que teria se passado há muito tempo, e que envolve acidentes forjados e assassinatos premeditados. Uma história que terá um fim supreendente.

Nessa história, a personagem principal é uma adolescente que percebe-se vítima de um plano para prejudicar sua família. Sua reação à descoberta, entretanto, é diferente: ao invés de revelar aos pais, vai permitindo que o carrasco siga seu plano e tenta decifrá-lo, incluindo nesta tarefa um certo poder de sedução que a menina exerce sobre o assassino.

Esse livro, muito bem escrito, desfila uma trama intrincada mas que, ao final, reserva ao leitor grandes e agradáveis surpresas. Garanto que vale a pena ler A Lanterna Mágica de Jeremias de André Luís Nepomuceno.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_006-luis-andre-nepomuceno.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.