Tiago Santana
Audálio Dantas
Ed. Tempo d’Imagem
Foi lançado recentemente e já se encontra nas livrarias o livro de arte-reportagem, O Chão de Graciliano com texto de Audálio Dantas e fotografias de Tiago Santana. Ele mostra a região de nascimento e criação literária de Graciliano Ramos.
Com versão em inglês e espanhol, o livro é resultado de várias viagens ao sertão de Alagoas e Pernambuco, a partir de 2002, para a exposição O Chão de Graciliano (Sesc Pompéia, em São Paulo), considerada a mais importante já realizada sobre a vida e a obra do grande escritor alagoano. Mereceu elogios do mestre Ariano Suassuna.
A reportagem literária registra o tempo e o espaço de Graciliano em sua região, onde passado e o presente se confundem, pois as condições do homem que nela vive permanecem praticamente as mesmas. O ensaio fotográfico de Tiago Santana é centrado na figura do homem como nota o jornalista Joel Silveira na apresentação do livro: “O chão percorrido pelo fotógrafo é o mesmo sobre o qual Graciliano construiu a sua literatura, mas não é a paisagem, a terra quase sempre dura e seca, que Tiago recolhe em sua câmera; o que ele registra é o homem que nela vive, sobrevive ou dela se retira quando de todo perde a esperança – eterno Fabiano” (o Fabiano aqui é o retirante do romance Vidas Secas).
É livro bonito: para ver, ler, mostrar e guardar.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Pingback: Doando catálogos, livros e filmes « zani zani