RISCO

Eunice Arruda
Ed. Nankin

Este é o nome do décimo livro de poemas da excelente escritora Eunice Arruda. Brinda-nos com poesia repleta de intensidade serena e estilo lapidar.  Com a nitidez densa que tem caracterizado seu estilo, a autora nos ensina que também com a poesia, aprende-se a viver e a morrer.

Eunice abre a própria casa a visitantes; despede-se das crianças, dos poemas. E, com naturalidade, delega ao poema até o direito de não ser:

Um poema nascido
nas esquinas nos muros e
que de tão livre
traga em si a decisão
de ser escrito ou não

A serenidade de Eunice Arruda não deriva de um contato seguro com o mundo. Ela mesma nos adverte de que nas horas de trégua é que “se afiam as facas”. Do outro lado, os assassinos conhecem seu nome. E os anjos podem ser seqüestradores à beira do sucesso. Enfim, Eunice oferece seu rosto ao esquecimento:

TAREFA
cabe agora morrer o corpo
dia a dia ir
me desacostumando
do rosto que eu chamava meu

Com prefácio do poeta, crítico e editor Fabio Weintraub,  o livro chama-se “Risco” de Eunice Arruda; foi publicado pela Editora Nankin. Pode ser encontrado no portal www.nankin.com.br.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0086-eunice-arruda-risco.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.