Trata-se da reedição conjunta de dois livros do magistral do escritor Luís Martins. Lapa foi originalmente batizado de Prostituição. Mas, pouco antes de seu lançamento, o nome foi alterado por sugestão de Jorge Amado. O livro narra as andanças solitárias do jovem estudante Paulo Braga pelas vielas sujas e sombrias da cidade do Rio de Janeiro. Como o escritor e jornalista Ruy Castro, lapiano de coração, afirma na introdução desta nova edição, é quase como se Luís Martins estivesse tendo uma premonição da decadência que afligiria o bairro no futuro próximo.
Relacionando-se basicamente com prostitutas e cafetinas, o personagem Paulo acompanha a assustadora transformação do sexo em moléstia e do amor em morte. O livro causou muita polêmica e custou ao autor a perseguição do governo Vargas por conta do caráter subversivo e imoral que o livro tinha provocado. Os dois livros, apesar de diferentes, se completam na descrição do famoso bairro boêmio e da excelente descrição dos tipos que transitavam por lá.
O autor, entretanto, foge dos estereótipos e capta a individualidade, a essência humana de suas personagens. Tudo é tratado com o bom humor e a excelência lingüística do grande cronista Luis Martins.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.