QUANDO ALEGRE PARTISTE

Moacir Japiassu
Ed. Francis

Esse é o nome do terceiro romance de Moacir Japiassu, Quando Alegre Partiste”.  O tema é um delirante golpe de Estado, e tem como cenário o Rio de Janeiro nos dias do golpe militar de 1964. A estória também passeia por Belo Horizonte, através de ações que vão se desencadeando nas ruas, quartéis, redações de jornais e alguns “ninhos de amor”. Num destes, destaca-se a personagem Vera de Sant’Anna.

O romance inclui também didáticos recuos no tempo. Por exemplo, revive o cenário da morte da jovem Aída Cury, que foi jogada do 12º andar de um prédio da Avenida Atlântica, em Copacabana. Esta tragédia agitou o Brasil em 1958.

Simultaneamente, o livro exibe as faces do Rio quando ainda era capital da República. As tramas envolvem personagens fictícios e reais, recurso típico dos romances de Juppiassu, utilizado, aliás com notável habilidade nos livros A Santa do Cabaré e Concerto Para Paixão e Desatino. Mas, desta vez, o escritor foi bem mais longe. É quase impossível saber, por exemplo, se Vera de Sant’Anna, a quem o livro é dedicado, existiu mesmo ou foi inventada.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0097-moacir-japiassu-quando-alegre-partiste.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.