MELHORES CONTOS – RICARDO RAMOS

Ricardo Ramos
Ed. Global

Ricardo Ramos é um dos maiores contistas contemporâneos. Reformula o conto, não mais uma história curta, mas a descrição de situações, profunda e cheia de vida, onde o real e o imaginado se misturam e se influenciam. Isso permite ao leitor criar, ele mesmo, numerosas, infinitas histórias. Há uma tensão constante entre realidade e imaginação: a primeira limita e a segunda aponta para a liberdade.

Mas, nesse vôo da imaginação não pense que a realidade morreu ou sumiu como num passe de mágica. Isto seria iludir o leitor. Enganá-lo. É um truque muito usado pela ficção hoje predominante, particularmente as telenovelas. As pessoas querem fugir da realidade, viver um momento de sonho, na pele de outra personagem. E a realidade é adiada para o dia seguinte, eternas segundas-feiras.

Ricardo Ramos nos aponta um caminho diferente para essa tensão tão característica do ser humano: a imaginação pode iluminar a realidade. Pode transformá-la tornando a vida de cada um mais repleta de possibilidades. Pois, então, a dica de hoje: Melhores Contos de Ricardo Ramos, Editora Global.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0096-ricardo-ramos-melhores-contos.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.