Este livro resgata a figura de Luiz Gama, ex-escravo que veio menino da Bahia e que se tornou um grande tribuno do júri na defesa gratuita de escravos.
O autor analisa suas ações de luta pela liberdade legitimada nos campos político, jornalístico e jurídico, com destaque para sua condição de advogado dos escravos.
Depois do sucesso do livro “Escravidão Nunca Mais!”, o autor, Nelson Câmara, assina esta nova obra, “O Advogado dos Escravos – Luiz Gama”, mostrando a trajetória de Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882).
Nascido em Salvador, na Bahia, filho de um fidalgo português e uma negra escrava liberta, Gama foi vendido pelo próprio pai quando contava apenas dez anos de idade. Liberto aos 17 anos, tornou-se um autodidata, estudando Direito e exercendo a advocacia.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
advogado,
autodidata,
Bahia,
Direito,
Ed. Lettera.doc.,
escravos,
ex-escravo,
fidalgo,
jornalismo,
jurídico,
liberdade,
Luiz Gama,
Nelson Câmara,
política. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.