Num dia comum, brincando com os netos num parque, um empresário milionário se depara com um sorveteiro, cujo simples olhar desencadeia toda uma verdadeira reviravolta existencial, com conseqüências que beiram o delírio.
É a partir desse encontro casual que Alberto repassa para si mesmo uma vida de vitórias, conquistadas nem sempre pelo esforço e pela competência profissional, mas muitas vezes com falcatruas, subornos, traições.
O aspecto épico desta obra aparece na nova batalha que o protagonista tem pela frente. Agora não com seus inimigos, mas consigo mesmo. Este usa disfarces que ora o confundem com o sorveteiro, ora com o filho, ora com a própria esposa.
É nesse território de sombras que o velho guerreiro terá que lutar, exposto a encontros nada agradáveis com personagens do passado, supostamente enterrados, mas que agora ressurgem.
Tendo como fio condutor o drama de Alberto, o narrador vai aqui e ali traçando o perfil psicológico de outros membros da família.
Ao final, o romance pode ser lido também como uma viagem pelos meandros de uma família de classe alta no Brasil moderno, vivendo ao mesmo tempo sob a proteção do patriarca e sob o medo da violência urbana.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.