Caros amigos,
Recebi estas resenhas curtíssimas pela Internet. Provável que alguns de vocês já as tenham visto. Como se tratam apenas de clássicos da literatura internacional, resolvi dar uma chance aos brasileiros que estão na segunda parte do texto.
Clássicos Condensados
Não perca tempo lendo milhares de páginas daqueles livros sacais. Aproveite as versões condensadas que apresentamos a seguir !
+ + + + + + + + + + + + + + +
1) Marcel Proust. À La Recherche du temps perdu. (Em Busca do Tempo Perdido) Paris, Gallimard. 1922
Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá beijinho de boa noite. No dia seguinte (pag. 486, I vol.) come um bolo e escreve um livro.
Nessa noite (pag. 1344, VI vol) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe Beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde estão todos muito velhinhos – e pronto.
+ + + + + + + + + + + + + + +
2) Leon Tolstoi, Guerra e Paz (1.800 páginas)
Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro.
Fim.
+ + + + + + + + + + + + + + +
3) Luis de Camões, Os Lusíadas (várias edições)
Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas.
+ + + + + + + + + + + + + + +
4) Gustave Flaubert, Madame Bovary (378 páginas)
Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre.
+ + + + + + + + + + + + + + +
5) William Sheakspeare, Hamlet, Londres, Oxford Press
Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do seu pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre, assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado.
+ + + + + + + + + + + + + + +
6) William Sheakspeare, Romeu e Julieta, Londres, Oxford Press
Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro. As duas turmas saem na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca.
Depois um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber o veneno, pensando que era energético Red Bull (aquele que dá asas à imaginação).+ + + + + + + + + + + + + + +
7) Sófocles, Édipo-Rei, tragédia grega, várias edições
Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta.
Segunda Parte
Muito bem. Você já leu, em poucos minutos, alguns grandes clássicos. Pessoalmente, considero que algumas sinopses são longas demais e, portanto, cansativas. Podem dar dor de cabeça nos menos afeitos à leitura. Por isso, proponho resumos ainda menores, incluindo alguns escritores brasileiros:
(Ordem: Autor, Livro, Sinopse Mínima de leitura obrigatória e, em alguns casos, acréscimos de leitura opcional – ALO. Estes servem para diversas coisas: a) mostrar que leu mesmo; b) acrescentar uma pitadinha de humor deixando entrever que domina o assunto; c) curiosidades que podem ser elucidativas para o leitor e também ajudam a memorizar. A LEITURA DOS “ALOS” NÃO É OBRIGATÓRIA.
Euclydes da Cunha – Os Sertões: Sertanejos fanatizados por padre frustrado e “mutcho loco” irritam fazendeiros, são atacados pelo governo, vencem várias batalhas, mas perdem a última; não sobrou ninguém. (ALO: latifundiários de hoje acham que o padre era do MST)
Machado de Assis – Quincas Borba: Mulher safada seduz sócio majoritário do marido. Este fica mais rico, o outro vai à falência e fica louco. ALO: Ou fica louco e vai à falência, tanto faz.
Machado de Assis – Esaú e Jacó: Mocinha bonita e mimada é amada por irmãos gêmeos, nunca se decide, adoece e morre.
Machado de Assis – Dom Casmurro: Corno manso tenta envenenar o filho. (ALO: O pessoal era tão atrasado que ainda nadava na Praia de Botafogo).
João Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas: Jagunço metido a macho apaixona-se por travesti.
Graciliano Ramos – Vidas Secas: História muito triste de retirantes é contada por cachorra inteligente (ALO: a história não interessa; é igual a de todos os retirantes; interessa a cachorra)
Mário de Andrade – Amar, verbo intransitivo: Prostituta alemã de luxo se finge de professora, seduz o filho e cobra do pai (ALO: alguns acham que ela juntava dinheiro para entregar ao seu gigolô que vivia na Alemanha numa boa).
Paulo Coelho – qualquer livro: Místico retira histórias da Bíblia, do Alcorão, da sabedoria chinesa, das Mil e uma noites, da mitologia celta etc, para dar conselhos iguaizinhos aos de nossos pais.
Luiz Alberto Moniz Bandeira – A Formação do Império Americano: da guerra contra a Espanha à guerra do Iraque – 864 págs. (como o título é muito longo e difícil de decorar, a sinopse tem que ser mais curta): George Bush sempre foi muito agressivo, desde criancinha quando seu apelido era Washington.
Karl Marx – O Capital – 4 volumes: volume 1: o patrão não paga a mais valia ao operário; Volume 2 – idem; volume 3: idem; volume 4 (bem, aí você precisa ler para saber o que é mais valia)
Great article very important information i found here.