HUMOR: RESENHAS RESENHADÍSSIMAS – Para quem não tem tempo ou não gosta de ler

Caros amigos,

Recebi estas resenhas curtíssimas pela Internet. Provável que alguns de vocês já as tenham visto. Como se tratam apenas de clássicos da literatura internacional, resolvi dar uma chance aos brasileiros que estão na segunda parte do texto. 

 

Clássicos Condensados

Não perca tempo lendo milhares de páginas daqueles  livros sacais. Aproveite as versões condensadas que apresentamos a seguir !

 



+ + + + + + + + + + + + + + +

1) Marcel Proust. À La Recherche du temps perdu. (Em  Busca do Tempo Perdido) Paris, Gallimard. 1922

Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a  mãe não lhe dá beijinho de boa noite. No dia seguinte   (pag. 486, I vol.) come um bolo e escreve um livro.
Nessa noite (pag. 1344, VI vol) tem um ataque de asma  porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe  Beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde  estão  todos muito velhinhos – e pronto
.

+ + + + + + + + + + + + + + +

2
) Leon Tolstoi, Guerra e Paz (1.800 páginas)

Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra e por isso  Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro.
Fim.

+ + + + + + + + + + + + + + +

3) Luis de Camões, Os Lusíadas (várias edições)

Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do  rei e contar-lhe uma história de marinheiros que,  depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma  deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa  ilha cheia de mulheres gostosas.

+ + + + + + + + + + + + + + +

4) Gustave Flaubert, Madame Bovary (378 páginas)

Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e  transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem  do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da  grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre.

+ + + + + + + + + + + + + + +

5)
William Sheakspeare, Hamlet, Londres, Oxford Press

Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas  do castelo, quando o fantasma do seu pai lhe diz que  foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de  confiança é o pai da namorada que entretanto se  suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para  se vingar do tio que tinha matado o pai do seu  namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que  dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e  morre, assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que  era doida e que tinha se suicidado.

+ + + + + + + + + + + + + + +

6
) William Sheakspeare, Romeu e Julieta, Londres,  Oxford Press

Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas  as famílias proíbem o namoro. As duas turmas saem na  porrada, uma briga danada, muita gente se machuca.
Depois um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem  depois de beber o veneno, pensando que era energético Red Bull (aquele que dá asas à imaginação).
+ + + + + + + + + + + + + + +

7)
Sófocles, Édipo-Rei, tragédia grega, várias edições   

 Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um  ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe  e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois,  surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai  pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta.

 

Segunda Parte 

 

Muito bem. Você já leu, em poucos minutos, alguns grandes clássicos. Pessoalmente, considero que algumas sinopses são longas demais e, portanto, cansativas. Podem dar dor de cabeça nos menos afeitos à leitura. Por isso, proponho resumos ainda menores, incluindo alguns escritores brasileiros:

(Ordem: Autor, Livro, Sinopse Mínima de leitura obrigatória e, em alguns casos, acréscimos de leitura opcional – ALO. Estes servem para diversas coisas: a) mostrar que leu mesmo; b) acrescentar uma pitadinha de humor deixando entrever que domina o assunto; c) curiosidades que podem ser elucidativas para o leitor e também ajudam a memorizar. A LEITURA DOS “ALOS” NÃO É OBRIGATÓRIA.

 

Euclydes da Cunha – Os Sertões: Sertanejos fanatizados por padre frustrado e “mutcho loco” irritam fazendeiros, são atacados pelo governo,  vencem várias batalhas, mas perdem a última; não sobrou ninguém. (ALO: latifundiários de hoje acham que o padre era do MST)

 Machado de Assis – Quincas Borba: Mulher safada seduz sócio majoritário do marido. Este fica mais rico, o outro vai à falência e fica louco. ALO: Ou fica louco e vai à falência, tanto faz.

 Machado de Assis – Esaú e Jacó: Mocinha bonita e mimada é amada por  irmãos gêmeos, nunca se decide, adoece e morre. 

 Machado de Assis – Dom Casmurro: Corno manso tenta envenenar o filho. (ALO: O pessoal era tão atrasado que ainda nadava na Praia de Botafogo).

João Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas: Jagunço metido a macho apaixona-se por travesti.

Graciliano Ramos – Vidas Secas: História muito triste de retirantes é contada por cachorra inteligente (ALO: a história não interessa; é igual a de todos os retirantes; interessa a cachorra)

 

Mário de Andrade – Amar, verbo intransitivo: Prostituta alemã de luxo se finge de professora, seduz o filho e cobra do pai (ALO: alguns acham que ela juntava dinheiro para entregar ao seu gigolô que vivia na Alemanha numa boa).

 Paulo Coelho – qualquer livro: Místico retira histórias da Bíblia, do Alcorão, da sabedoria chinesa, das Mil e uma noites, da mitologia celta etc, para dar conselhos iguaizinhos aos de nossos pais.

 Luiz Alberto Moniz Bandeira – A Formação do Império Americano: da guerra contra a Espanha à guerra do Iraque – 864 págs. (como o título é muito longo e difícil de decorar, a sinopse tem que ser mais curta): George Bush sempre foi muito agressivo, desde criancinha quando seu apelido era Washington.

Karl Marx – O Capital – 4 volumes: volume 1: o patrão não paga a mais valia ao operário; Volume 2 – idem; volume 3: idem; volume 4 (bem, aí você precisa ler para saber o que é mais valia)

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em HUMOR. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to HUMOR: RESENHAS RESENHADÍSSIMAS – Para quem não tem tempo ou não gosta de ler

  1. 4ZhzD421 disse:

    Great article very important information i found here.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.