Neste livro, o consagrado escritor José Saramago, se volta aos primeiros livros da Bíblia, indo do Éden ao dilúvio, e imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor que marcam sua obra.
Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos; palácios de tiranos e campos de batalha.
O leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura. E, neste trajeto, revisitará episódios bíblicos conhecidos.
Para atravessar esse caminho árido, um deus às turras com a própria administração colocará Caim num altivo jegue.
Caberá à dupla encontrar o rumo entre as armadilhas do tempo que insistem em atraí-los. Caim leva a marca do senhor na testa e, assim, está protegido das iniquidades do homem.
Mas resta a ele aceitar o destino amargo e compactuar com o criador no assassinato do próprio irmão Abel.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
Abel,
Antigo Testamento,
Bíblia,
Caim,
Companhia das Letras,
criador,
criatura,
dilúvio,
Éden,
HUMOR,
José Saramago,
música. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.