Lygia Bojunga – Retratos de Carolina

Este livro a autora acompanha a vida de uma mulher dos seis aos 29 anos, narrando o dia a dia da personagem e as suas descobertas ao longo dos anos.

É a própria autora, Lygia Bojunga quem afirma: “É com Retratos de Carolina que eu começo essa nova caminhada. Aqui eu me misturo com a Carolina, viro personagem também: queria ver se dava pra ficar todo mundo morando na mesma casa: eu, a Carolina, e mais os outros personagens: na Casa que eu inventei.”

Na opinião da poeta Suzana Vargas “este é um livro maravilhoso que, creio passou despercebido pela crítica.”

E continua: “A narradora/autora acompanha várias fases da vida da personagem Carolina até seus 29 anos. Neste momento, a personagem praticamente obriga a autora a fazer seu último retrato.” E exige um final melhor.

Num diálogo tenso entre narradora e personagem é que o livro revela características bastante inovadoras porque dá a perceber a construção e desconstrução da narrativa.

 

 

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Lygia Bojunga – Retratos de Carolina

  1. Mary Torres disse:

    Incrível, mas não consigo localizar um texto sobr qualquer uma das hist´rias criadas pela autora. minha filha tem que faze um trabalho escolar e nada de exemplos …

  2. levi disse:

    Prezada senhora,
    Os livros que aparecem na seção “Estante” deste blog estão apenas resenhados. Foram apresentados por mim, Levi Ferrari, no programa “Outras Palavras” na Rádio Cultura Brasil. Livros novos ou de edições recentes em geral não estão disponíveis para download na Internet. A senhora teria que procurar em alguma livraria este ou outro livro da autora.
    Atenciosamente,
    Levi Ferrari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.