Quando lançou, em agosto de 1973, a primeira edição de PRESENÇA DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL, o autor, Luiz Alberto Moniz Bandeira, estava na prisão, no Rio de Janeiro, acusado de subversão. Eram os anos de chumbo da ditadura militar. ***Mesmo assim, o livro se tornou um best seller e causou repercussão. Inclusive nos meios militares, apesar de o golpe de 1964 ter contado com o respaldo dos EUA.
Nesta edição, revista e ampliada, o autor faz o mais completo balanço das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, mostrando como têm sido alternadamente amistosas e conflitantes. Revela fatos e aspectos até pouco tempo desconhecidos ou abafados da presença estadunidense em território brasileiro.
Abarcando o tempo histórico que vai de Brasil Colônia e Brasil Império até o Brasil República, chega à era Vargas e à queda de João Goulart.
Com base em vastíssima documentação, o autor demonstra que as relações entre os Estados Unidos e o Brasil não foram tradicionalmente tranqüilas.
O governo imperial suspendeu três vezes as relações diplomáticas com os Estados Unidos. Por volta de 1849-1854, os dois países quase entraram em guerra por causa da Amazônia. E durante a Guerra do Paraguai, os Estados Unidos respaldaram o ditador Solano López, favorecendo o Paraguai contra o Brasil.